PARIS, 28 JUN (ANSA) – Os eleitores franceses vão às urnas neste domingo (28) para o segundo turno das eleições municipais no país. A votação deveria ter ocorrido em 22 de março, mas por conta da pandemia do novo coronavírus (Sars-CoV-2), o pleito foi adiado para hoje.
Em 15 de março, já com os casos da Covid-19 começando a assustar os franceses, a nação registrou um mínimo histórico com apenas 44,3% dos eleitores exercendo o seu direito de escolha. Neste domingo, na primeira parcial divulgada às 12h (no horário local), o índice de afluência estava em 15,29% – abaixo do recorde negativo do primeiro turno, quando 18,38% dos que têm direito ao voto tinham ido às urnas.
Para efeitos de comparação, no mesmo horário em 2008, a afluência era de 23,68% e em 2014 foi de 19,83%. Por conta da esperada baixa participação dos franceses, os resultados das urnas são considerados uma incógnita. Os candidatos do partido do presidente, Emmanuel Macron, o República em Marcha, podem perder todas as grandes cidades que lideram. Os olhos também estão voltados para a capital Paris, onde parece certa a reeleição de Anne Hidalgo, e Le Havre, onde o premier Édouard Phillippe pode ganhar. (ANSA)