A França venceu a Suécia (1-0) fora de casa enquanto o atual campeão Portugal derrotou a Croácia com tranquilidade (4-1) somando três pontos importantes na noite de sábado no “grupo da morte” da Liga das Nações da Uefa.

Os campeões mundiais contaram com Adrien Rabiot, da Juventus, após dois anos de ausência na seleção, e o jovem Dayot Upamecano (do RB Leipzig) numa zaga central que não foi muito perturbada pelos suecos.

Um gol aos 41 minutos de Kylian Mbappé, que avançou pela ponta esquerda e chutou sem ângulo, tranquilizou os Bleus pouco antes do intervalo. Após o intervalo Didier Deschamps não mudou a equipe e Antoine Griezmann até se deu ao luxo de perder um pênalti no último segundo (marcado após uma falta sobre Anthony Martial) chutando por cima.

Com dores no tornozelo direito, que o fez sofrer nas últimas semanas, Mbappé foi substituído aos 77 minutos por Anthony Martial.

“O mais importante é a vitória. Vamos tentar nos recuperar para estarmos melhor contra a Croácia na terça-feira. Ainda não sei se vou jogar, vamos ter que ver com o treinador. Se ele quiser que eu jogue, vou jogar com prazer. Tive um desconforto no tornozelo. Sofri um golpe, mas vai melhorar nos próximos dias”, explicou o atacante campeão do mundo.

– Portugal passeia sem CR7 –

No outro duelo deste grupo 3, Portugal, entrou em campo sem o astro Cristiano Ronaldo (com uma infecção no pé direito), para enfrentar a Croácia que por sua vez não pôde contar com Modric e Rakitic.

Um belo chute de João Cancelo (41º) colocou os portugueses em vantagem. No segundo tempo foi a vez de Diogo Jota (58), atacante do Wolverhampton, ampliar.

O placar poderia ter sido muito mais elástico se as traves não tivessem salvado o goleiro croata Livakovic três vezes. Mas ainda assim a joia João Félix, de 20 anos, marcou o terceiro (70) e André Silva fechou a goleada nos acréscimos (90+5).

Os croatas, finalistas da última Copa do Mundo, marcaram o gol de honra por meio de Petkovic (90).

O técnico de Portugal, Fernando Santos, falou sobre a contusão de Cristiano Ronaldo: “Ele treinou hoje e está se sentindo muito melhor. Amanhã ele volta a treinar e a princípio vai para a Suécia e depois vamos tomar uma decisão”.

– Bélgica tranquila, Inglaterra no sufoco –

No Grupo 2, a Bélgica do técnico Roberto Martínez, entrou em campo sem os astros Thibaut Courtois, Eden Hazard e Kevin De Bruyne.

Mas apesar dos desfalques de peso a seleção belga administrou de forma tranquila esta retomada dos jogos internacionais e venceu com certa facilidade a Dinamarca por 2 a 0.

O primeiro gol foi marcado pelo zagueiro do Lyon, Jason Denayer, aos 9 minutos, o seu primeiro com a camisa da seleção belga, e o segundo veio na segunda etapa por meio do atacante do Napoli, Dries Mertens (77).

Mais cedo, também pelo Grupo 2, a Inglaterra começou sua campanha na Liga das Nações com uma vitória difícil de 1 a 0 em Reykjavik contra a Islândia, equipe que eliminou os ingleses na Euro-2016.

A seleção de Gareth Southgate só conseguiu se salvar graças a um pênalti convertido nos acréscimos por Raheem Sterling (90+1), e poderia ter ficado no empate se o meia Birkir Bjarnasson não tivesse perdido a sua penalidade logo depois (90+3).

Southgate reconheceu que seu time precisa melhorar, ao comentar o resultado: “Resumiu a semana, houve desafios difíceis, saímos daqui com a vitória, mas um pouco perdidos, porque no final parece que saímos impunes”.

Por fim, duas surpresas aconteceram na Liga C: o modesto Luxemburgo venceu o Azerbaijão fora de casa por 1 a 0, enquanto a Macedônia do Norte venceu a Armênia (2-1). Há 55 países envolvidos nesta 2ª Liga das Nações.

dlo/dif/aam

JUVENTUS FOOTBALL CLUB