O embaixador dos Estados Unidos em Israel, Mike Huckabee, ironizou nesta sexta-feira (25) sobre o anúncio de que a França reconhecerá o Estado palestino em setembro na ONU, dizendo que o presidente Emmanuel Macron ofereceria a Côte d’Azur para acolher o povo palestino.
“A ‘declaração’ unilateral de Macron sobre a criação de um Estado ‘palestino’ não mencionava onde seria localizado. Agora posso revelar com exclusividade que a França proporá a Côte d’Azur e que a nova nação será chamada ‘Franc-en-Stine'”, publicou o ex-governador republicano de Arkansas em sua conta no X, fazendo alusão a Frankenstein.
Huckabee já havia sugerido em uma entrevista à Fox News no final de maio que “se a França realmente está decidida a ver surgir um Estado palestino” deveria ceder uma parte da Côte d’Azur, também conhecida como Riviera francesa, para fundá-lo.
Em fevereiro, o presidente dos EUA, Donald Trump, expressou seu desejo de transformar Gaza na “Riviera do Oriente Médio”, ao propor um deslocamento de sua população para reconstruir esse território devastado pela guerra de Israel com o Hamas.
Huckabee é um político conservador que competiu nas primárias republicanas para a presidência dos Estados Unidos em 2008 e 2016.
Esse pastor evangélico de 69 anos é conhecido por seu firme apoio a Israel e por questionar a própria existência de um povo palestino, uma população que, segundo ele, poderia se estabelecer em países vizinhos como Síria, Jordânia ou Egito.
O anúncio de Macron coincide com a crescente preocupação internacional pela situação humanitária em Gaza, onde mais de dois milhões de habitantes estão em risco de morrer de fome, segundo a ONU e várias ONGs.
smr/elc/ad/nn/dd/aa