Os serviços de segurança franceses frustraram um plano de ataque de “inspiração islamista” contra um estádio de futebol durante os Jogos Olímpicos Paris-2024 e prenderam um suspeito checheno, informou nesta sexta-feira (31) o Ministério do Interior.

Os serviços de inteligência interna DGSI prenderam “um jovem de 18 anos de origem chechena em Saint-Etienne”, no sudeste do país, “suspeito de querer cometer um ataque de inspiração islamista”, disse em comunicado.

O Ministério do Interior afirmou que este é o “primeiro ataque frustrado contra os Jogos Olímpicos”, previsto para 26 de julho a 11 de agosto.

“Os primeiros elementos mostram que ele estava preparando ativamente um ataque contra o estádio Geoffroy Guichard” em Saint-Etienne, que sediará partidas de futebol durante o evento olímpico, disse o ministério.

O suspeito “queria atacar os espectadores e as autoridades e morrer como mártir”, acrescentou esta fonte.

A França está em nível de alerta máximo antes dos Jogos Olímpicos, quando são esperados cerca de 10 milhões de visitantes e 10 mil atletas. As competições acontecerão principalmente em Paris e na região parisiense, mas outras cidades da França também receberão algumas modalidades e partidas.

sha/tjc/js/jc/aa