A França vai enviar “centenas” de veículos blindados à Ucrânia, além de mísseis Aster, no âmbito de um novo pacote de ajuda à ex-república soviética para ajudá-la a fazer frente à Rússia, anunciou o ministro da Defesa francês.

“Para manter uma linha de frente tão ampla, o exército ucraniano precisa, por exemplo, de nossos veículos de transporte de tropas [veículos blindados de combate ou VAB, na sigla em francês]: são absolutamente chave para a mobilidade das tropas”, declarou Sébastien Lecornu em entrevista ao jornal La Tribune, publicada na noite deste sábado (30).

A França está reduzindo progressivamente sua frota de VAB – alguns têm mais de 40 anos de antiguidade – pelos novos veículos blindados Griffon, mas Lecornu assegurou que os modelos mais antigos “continuam operacionais”.

“Estamos falando de centenas deles em 2024 e o começo de 2025”, disse.

Paris também fornecerá mais mísseis antiaéreos Aster 30 para sistemas SAMP/T, similares aos sistemas de defesa antiaérea Patriot, fornecidos pelos Estados Unidos.

“Também estamos desenvolvendo munições operadas à distância em um prazo muito curto para entregá-las à Ucrânia a partir deste verão (boreal)”, acrescentou Lecornu.

O governo francês busca impulsionar a produção da indústria de defesa local com a finalidade de atender às necessidades de seu próprio exército e garantir o apoio continuado à Ucrânia após mais de dois anos de guerra com a Rússia.

Kiev reivindica há tempos que seus aliados ocidentais lhe enviem mais ajuda e mais rapidamente para fazer frente às tropas russas.

Mas dissensos políticos, tanto nos Estados Unidos quanto na União Europeia, têm atrapalhado a entrega de armas e fundos nos últimos meses.

dla/js/jj/sag/db/mvv