Mundo

França estima 10 mil vítimas de abusos de religiosos desde 1950


PARIS, 2 MAR (ANSA) – O presidente da Comissão Independente sobre Abusos Sexuais na Igreja Católica (Ciase) na França, Jean-Marc Sauvé, informou que números provisórios apontam para “ao menos 10 mil vítimas” no país desde a década de 1950.   

O relatório final da investigação deve ser divulgado em setembro deste ano, mas aponta para números alarmantes. Em junho de 2020, o mesmo Sauvé havia confirmado que cerca de três mil vítimas haviam sido ouvidas, mas que o número “não representava certamente a totalidade” de casos.   

A Ciase foi criada pela própria Igreja Católica em 2018, através do episcopado e de diversas organizações religiosas, por conta de vários escândalos de pedofilia e abusos de vários tipos revelados na história recente.   

Sauvé havia estimado, também em junho, que havia eram cerca de 1,5 mil religiosos “agressores”, mas em entrevista à AFP nesta terça-feira (2), ele não quis precisar um número.   

“Existe um sistema real de abusos em várias instituições católicas ou comunidades religiosas, mas em pequeno número. Essa situação representa uma minoria muito pequena dos casos de que temos conhecimento”, acrescentou ressaltando que os episódios são cometidos de maneira independente.   


+ Mulher é presa por não devolver R$ 6,8 milhões que recebeu por engano
+ Família de Schumacher coloca mansão à venda por R$ 400 milhões
+ Pentágono confirma que vídeo com OVNIs em forma de pirâmide é autêntico



No ano passado, o tribunal de Lyon condenou o ex-padre Bernard Preynat a cinco anos de prisão em regime fechado por violência sexual contra menores de idade entre 1971 e 1991. Também em 2020, a Corte de Apelação da mesma cidade absolveu o cardeal Philippe Barbarin da acusação de ocultar os casos de pedofilia cometidos por Preynat. (ANSA).   

Veja também

+ Receita de bolinho de costela com cachaça
+ Cientistas descobrem nova camada no interior da Terra
+ Receita de panqueca americana com chocolate
+ Receita rápida de panqueca de doce de leite
+ Contran prorroga prazo para renovação da CNH
+ Receita de moqueca de peixe simples e deliciosa
+ 5 benefícios do jejum intermitente além de emagrecer
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Sucuris gigantes são flagradas em expedições de fotógrafos no MS