ESTRASBURGO, 7 JUL (ANSA) – A França e a Polônia pediram nesta segunda-feira (7) que o acordo comercial entre União Europeia e Mercosul proteja os agricultores e cumpra as normas do continente.
A solicitação dos dois países foi feita em uma nota conjunta divulgada por seus respectivos ministros dos Assuntos Europeus, Benjamin Haddad e Adam Szlapk, que se reuniram hoje.
Além de pedir para Bruxelas que assine um pacto “que proteja efetivamente o setor agrícola e garanta o cumprimento das normas europeias”, os líderes destacaram a necessidade de o texto incluir uma cláusula específica para produtos sensíveis, “que permita reações rápidas e eficazes em caso de desequilíbrios ou danos comprovados em nível nacional ou europeu”.
Haddad e Szlapka também afirmaram que o pacto UE-Mercosul deve ter um equilíbrio entre a promoção do livre comércio e a defesa dos interesses estratégicos europeus, como a segurança alimentar.
Os dois ministros, por fim, criticaram a inadequação do acordo em garantir o cumprimento das normas sanitárias, ambientais, sociais e de bem-estar animal do bloco europeu e, portanto, reiteraram a necessidade de implementar medidas de proteção e controles rigorosos para garantir condições de concorrência justas e a plena proteção dos consumidores locais.
(ANSA).