Mundo

França divulga verdadeira identidade de autor de ataque em Paris

PARIS, 29 SET (ANSA) – A Procuradoria Nacional Antiterrorismo da França divulgou nesta terça-feira (29) a verdadeira identidade do principal autor de um ataque à faca na última sexta-feira (25) próximo à antiga sede do jornal satírico “Charlie Hebdo”.   

Trata-se de Zaheer Hassan Mahmoud, 25 anos, que nasceu no Paquistão e chegou à França no fim de 2018 após atravessar diversos países, entre os quais, “Turquia e Itália”. Ao ser preso, como não tinha nenhum documento de identificação com ele, o homem dizia ter 18 anos e se chamar Hassan Ali.   

Em coletiva de imprensa, o procurador nacional antiterrorismo, Jean-François Ricard, informou que Mahmoud confessou que mentiu ao ser confrontado com um documento paquistanês no seu telefone celular e que o paquistanês era uma pessoa “completamente desconhecida por todos os serviços de inteligência” franceses.   

O procurador ainda confirmou que Mahmoud é quem aparece em um vídeo divulgado pela mídia do país dizendo ter se “rebelado” por conta das caricaturas de Maomé feitas pelo “Charlie Hebdo” e que o homem não sabia que a sede do jornal tinha mudado de localização.   

O ataque do último dia 25 deixou quatro feridos, sendo que dois jornalistas precisaram ser atendidos em hospital. Nenhum corre risco de morrer. A ação ocorreu na rua onde a antiga sede do jornal satírico estava localizada até o atentado terrorista de 7 de janeiro de 2015, quando os irmãos Sherif e Said Kouachi mataram 12 pessoas na redação do “Charlie Hebdo”, além de funcionários do prédio. (ANSA).   

Veja também

+ Grave acidente do “Cake Boss” é tema de reportagem especial

+ Pudim japonês não tem leite condensado; aprenda a fazer

+ Conheça o phloeodes diabolicus "o besouro indestrutível"

+ MG: Pastor é preso por crime sexual e alega que caiu em tentação

+ Teve o auxílio emergencial negado? Siga 3 passos para contestar no Dataprev

+ Caixa substitui pausa no financiamento imobiliário por desconto de até 50% na parcela

+ Educar é mais importante do que colecionar

+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel

+ Receita fácil de pão sírio de micro-ondas da Ana Maria Braga

+ 12 razões que podem fazer você menstruar duas vezes no mês

+ Mulher sobe de salto alto montanha de 4 mil metros

+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?

+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago