PARIS, 20 JUL (ANSA) – A Justiça da França colocou em liberdade o ex-terrorista italiano Maurizio Di Marzio, 61 anos, nesta terça-feira (20), cerca 24 horas depois de sua prisão em Paris.   

Conforme fontes próximas ao caso, o criminoso está livre, mas sob controle judicial, o que significa que seu passaporte ficou retido e que há obrigação de comparecimento à polícia de Paris a cada 15 dias.   

Di Marzio era o último italiano foragido desde a deflagração da operação “Sombras Vermelhas”, iniciada em abril deste ano. Ele havia fugido para a França no início dos anos 1990 e, por anos, foi dono de um restaurante de comida italiana.   

O terrorista era membro do grupo Brigadas Vermelhas, o mesmo de Cesare Battisti, e é acusado pela polícia italiana de ter participado de um atentado contra um dirigente da província de Roma, Enzo Retrosi, em 1981, e de uma tentativa de sequestro contra o policial Nicola Simone no ano seguinte.   

A Itália havia pedido a extradição de Di Marzio, mas o pedido ainda está em análise. De acordo com as fontes judiciais, a primeira audiência perante à Corte de Apelação da capital francesa está marcada para esta quarta-feira (21). (ANSA).