ROMA, 25 DEZ (ANSA) – A França bloqueou nesta terça-feira (24) a exportação de uma obra do artista Cimabue (1272-1302), que foi encontrada pendurada na cozinha da casa de uma idosa francesa e leiloada por mais de 24 milhões de euros.   

Após a pintura, chamada de “O Escárnio de Cristo”, ter sido comprada por colecionadores anônimos dos Estados Unidos, a França classificou o quadro como um “tesouro nacional” e bloqueou sua exportação por 30 meses.   

O objetico do país europeu é tentar arrecadar os fundos necessários para colocar a pintura no acervo do Louvre.   

O pequeno quadro (25,8 x 20,3 cm) estava perdido há anos e foi encontrado por um leiloeiro em uma casa particular na cidade de Compiègne. A obra estava pendurada entre a cozinha e a sala de estar e foi levada para ser avaliada por especialistas. A dona da casa, por sua vez, pensava se tratar de uma pintura de pouco valor.   

Acredita-se que a pintura de Cimabue faça parte de um políptico, uma obra maior de cenas pintadas e divididas em diversos painéis. Especialistas dizem que o quadro é de 1280 e representa a paixão e a crucificação de Cristo.   

A obra foi vendida por pouco mais de 24 milhões de euros. De acordo com a casa de leilões Acteon, a quantia paga foi um novo recorde para uma pintura medieval.(ANSA)