França afirma não possuir ‘mercenários’ na Ucrânia

A França “não possui ‘mercenários'” na Ucrânia, afirmou nesta quinta-feira (18) o Ministério de Relações Exteriores francês, após a Rússia informar o ataque a um edifício na quarta-feira (17) que abrigava “mercenários franceses” em Kharkiv.

O órgão pontuou que a “França não possui ‘mercenários’ na Ucrânia nem em nenhum outro lugar, ao contrário de outros. Isso não é mais que outra grosseira manipulação russa. Não devemos dar mais importância a isso do que às anteriores ou às que certamente verão”.

Na quarta-feira, a Rússia reivindicou um ataque feito no dia anterior contra um prédio com “mercenários franceses” em Kharkiv, a segunda cidade da Ucrânia, onde as autoridades locais anunciaram um balanço de 17 civis feridos.

“O Ministério da Defesa russo afirma que matou ‘mercenários franceses’, mas na realidade atacaram infraestruturas energéticas e médicas”, afirmou a ONG All Eyes on Wagner em sua conta na rede social X (ex-Twitter).

As acusações russas surgiram após o presidente francês Emmanuel Macron anunciar, na terça-feira, que a França forneceria a Kiev mais 40 mísseis Scalp e assinaria um acordo de segurança com a Ucrânia – para onde viajaria em fevereiro.

cf-dla/tjc/an/ms/aa