
Foto da ponte de semanas antes de seu colapso
Uma foto da ponte Morandi, em Gênova, na Itália, tirada apenas algumas semanas antes de ela desabar, na última terça-feira (13), matando pelo menos 39 pessoas, mostra o mau estado da construção, com cabos pendurados em suas laterais e aparência de que estava “afundando”. As informações são do Daily Mail.
Cerca de mil equipes de resgate continuaram a busca por vítimas nesta quarta-feira (15), vasculhando toneladas de placas de concreto quebradas, veículos quebrados e aço trançado.
Especialistas estudam duas hipóteses: que a ponte quase certamente foi derrubada por uma falha fatal em sua construção ou que a falha foi dos inspetores que supervisionam da manutenção da ponte.
Quando uma enorme seção da ponte ruiu na terça-feira, a estrada estava cheia de carros e caminhões, que caíram de uma altura de cerca de 50 metros sob um rio, trilhos de trem e uma zona industrial, achatando tudo que estivesse embaixo.
Uma testemunha, apenas nomeada como Ivan, 37, disse que viu os pilares descerem como se fossem papel-machê, antes de ser evacuado do prédio vizinho, onde trabalha.
‘Há muito tempo sabemos que havia problemas. Estava em manutenção contínua. Nos anos 90, eles adicionaram alguns reforços em uma parte, mas na parte inferior, você pode ver a ferrugem”, afirmou.
“Houve negligência, eles subestimaram o perigo… é um escândalo! Precisamos encontrar os culpados para que paguem pelo que fizeram!”, concluiu Ivan.