PALERMO, 28 OUT (ANSA) – Uma foto de uma enfermeira que pegou no sono dentro de uma ambulância enquanto aguardava uma vaga em um hospital italiano viralizou no país e lembrou da importância do trabalho extenuante dos profissionais da linha de frente contra o coronavírus Sars-CoV-2.
A imagem foi publicada no Facebook no último domingo (25), mas ganhou enormes proporções nesta terça-feira (27). A foto retrata a jovem Aurora Tocco, 22 anos, que ficou esperando dentro do veículo por sete horas por uma vaga no departamento exclusivo para Covid-19 no hospital Villa Sofia, em Palermo.
“Sim, a enfermeira cansada da foto sou eu. Eu peguei no sono.
Eram cinco da manhã e estávamos parados na ambulância, parados, há sete horas”, contou a profissional ao site “Live Sicilia”, que foi o primeiro a dar amplitude para a foto.
Tocco informou que trabalha regularmente no Hospital das Crianças de Palermo, mas que em seus dias de folga, trabalha como voluntária no Serviço Sanitário de Urgência e Emergência Médica.
“Por que isso? Pela paixão, pelo meu compromisso, pela vontade que me faz acordar a cada manhã. Sou uma mulher sortuda e me ajuda muito o reconhecimento das pessoas enquanto estamos indo para o trabalho”, disse ainda.
Sobre o trabalho durante a pandemia, a enfermeira afirmou que “algumas pessoas achavam que a Covid era uma mentira e agora que, infelizmente, testam positivo, se dão conta da realidade”.
“O coronavírus é um inimigo invisível, mas tem quem o nega por medo. […] Nós não somos heróis, somos pessoas. Venceremos a batalha por todos”, disse ainda ao portal.
Segundo o protocolo, nas tendas pré-triagem ficam os doentes positivos para o coronavírus que esperam os exames e depois são transferidos para os departamentos hospitalares específicos.
Nesse meio tempo, as equipes sanitárias não podem sair do local com a ambulância e precisam esperar o paciente do início até o fim do processo. Dali, podem seguir com o encaminhamento. No caso de Tocco, esse processo durou mais de sete horas. (ANSA).