São Paulo, 7/6 – O Fórum Nacional Sucroenergético divulgou nota nesta quarta-feira, 7, em que comemora a decisão do governo de tornar permanente a linha do Prorenova, para renovação de canaviais, dentro do Plano Safra 2017/2018. De acordo com a entidade, essa era uma “antiga reivindicação” do segmento.

O Prorenova terá linha de R$ 1,5 bilhão. Nas safras anteriores, o setor tinha de negociar com o governo o montante e a forma de financiamento para esse programa, que agora se torna permanente. O Prorenova é operado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), com custo de TJLP mais 3,7% ao ano, com 18 meses de carência e seis anos para pagamento.

Em nota, o presidente do Fórum Nacional Sucroenergético, André Rocha, disse que a novidade demonstra um melhor cenário de relacionamento com o governo, que também discute a implementação do RenovaBio, programa de expansão dos biocombustíveis até 2030. “As medidas anunciadas hoje são sem dúvida nenhuma positivas, porque representam um avanço para o setor”, resumiu Rocha.

Além dele, participaram da cerimônia no Palácio do Planalto, como representantes do Fórum, o presidente da Associação dos Produtores de Bioenergia de Mato Grosso do Sul (Biosul), Roberto Hollanda Filho, e o presidente da Associação das Indústrias Sucroenergéticas de Minas Gerais (Siamig), Mário Campos.