Coluna: Mineração S.A.

Com 10 anos na área de mineração, Gabriel Guimarães é advogado especialista do setor mineral, com atuação em empresas nacionais e estrangeiras.Também com 10 anos de atuação no setor, Eduardo Couto é presidente da Comissão Especial de Direito Minerário da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), vice-presidente jurídico e institucional do Grupo Cedro Participações e conselheiro do Sindicato da Indústria Mineral do Estado de Minas Gerais (Sindiextra).

Fortescue avança em projeto de hidrogênio verde no Complexo do Pecém

Projeto Pecém da Fortescue
Projeto Pecém da Fortescue Foto: Reprodução

A Fortescue está desenvolvendo o mais avançado projeto de hidrogênio verde e amônia do Brasil no Complexo Industrial e Portuário do Pecém. O empreendimento terá capacidade para produzir 175 mil toneladas anuais de hidrogênio, o equivalente a 0,9 milhão de toneladas de amônia, com um investimento estimado em R$ 20 bilhões, sujeito a uma decisão final. Uma comitiva da empresa visitou o governo do Ceará no início de fevereiro para alinhar diretrizes e fortalecer a cooperação na viabilização do projeto, que deve evitar a emissão de cerca de 12 toneladas de CO₂ para cada tonelada de hidrogênio produzida.

A iniciativa é considerada estruturante para a neoindustrialização verde no Brasil e posiciona o Ceará como polo estratégico para a transição energética global. O projeto já recebeu aprovação do Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportação (CZPE) e foi selecionado para a Plataforma de Investimentos em Transformação Climática e Ecológica do Brasil (BIP), que conecta empreendimentos sustentáveis a fontes de financiamento. Além disso, a Fortescue obteve licença ambiental da Semace para iniciar a preparação do terreno.

Atualmente, a empresa trabalha nos ajustes finais de engenharia e nas negociações com fornecedores para garantir o cumprimento de normativas socioambientais e impulsionar a contratação de serviços e produtos locais. “Nossa presença aqui reforça nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável e o fortalecimento da economia local”, afirmou Sebastián Delgui, gerente de Governo, Comunidades e Comunicações para a América Latina.

Com informações de Brasil Mineral