Deslizamentos de terra e detritos bloquearam importantes rodovias nos arredores de Los Angeles nesta sexta-feira (14), depois que fortes chuvas atingiram as mesmas regiões afetadas por incêndios florestais no mês passado.
Várias zonas da cidade receberam até 7 centímetros de precipitação em um único dia, o que causou inundações e deslizamentos nas áreas queimadas das comunidades de Pacific Palisades e Altadena.
A “Pacific Coast Highway”, uma pitoresca rodovia que serpenteia entre colinas e o litoral, aos pés da qual se erguiam mansões arrasadas pelas chamas de janeiro, foi fechada após ser inundada por uma espessa lama.
O fluxo de água também lançou um veículo do departamento de bombeiros de Los Angeles ao mar. Autoridades esperavam resgatá-lo nesta sexta-feira.
O oficial que dirigia o caminhão escapou enquanto ele era arrastado pela água, sofrendo alguns ferimentos leves, informou um porta-voz dos bombeiros.
Nas colinas de Hollywood, lar de estrelas do cinema e também de pessoas da classe trabalhadora, um enorme deslizamento deixou cerca de 20 centímetros de barro na avenida principal.
Em Altadena, onde milhares de edifícios foram devorados pelo fogo no mês passado, veículos ficaram presos em detritos e lama que inundaram as ruas.
Os estragos ocorreram apesar das extensas medidas de precaução tomadas pelas autoridades, que ordenaram a instalação de sacos de areia e barreiras de concreto nos locais considerados de risco antes da chegada da mais forte tempestade do inverno na Califórnia.
Embora a chuva seja urgentemente necessária na região, que até fevereiro não tinha visto precipitações significativas em oito meses, ela é sempre vista com preocupação nas áreas afetadas por incêndios.
O risco de deslizamentos aumenta nas colinas onde a vegetação, que contribui para arraigar a terra, foi consumida pelas chamas. Além disso, o calor dos incêndios endurece o solo e o torna menos absorvente.