O Fortaleza perdeu por 3 a 0 para o argentino Estudiantes nas oitavas de final da Libertadores e foi eliminado do torneio nesta quinta-feira no estádio Uno, em La Plata.

O uruguaio Manuel Castro (8 e 47) e Franco Zapiola (56) marcaram os gols da vitória do ‘Pincha’ platense, que venceu o confronto com um placar agregado de 4-1, após o empate em 1-1 no jogo de ida em Recife.

O Fortaleza jogou boa parte da partida com dez jogadores em campo devido à expulsão do meia Yago Pikachu (21), que recebeu um cartão vermelho direto após uma entrada dura sobre Mauro Boselli, que se lesionou.

Nas quartas de final, o Estudiantes enfrentará outro brasileiro, o Athletico-PR, que eliminou o paraguaio Libertad com um placar agregado de 3 a 2 (2 a 1 e 1 a 1) nas oitavas de final.

Não demorou muito para o Estudiantes deixar clara sua superioridade em seu estádio em La Plata diante de um Fortaleza apático e assustado com o ritmo imposto pelos argentinos.

Chegando pelas laterais, os donos da casa levaram perigo logo no início, e Agustín Rogel disparou o alarme com uma cabeçada que raspou a trave esquerda, e na jogada seguinte o primeiro gol com o Fortaleza perdendo a bola na saída. Rogel se antecipou e se virou para a direita, onde mandou um cruzamento que Castro cabeceou sem chances para Marcelo Boeck.

Com pressão em cada setor, o Estudiantes vencia pela atitude e determinação, com boas atuações coletivas, com o apoio de Godoy e Emmanuel Más nas laterais, e a desenvoltura e força de Jorge Rodríguez e Zuqui no meio de campo.

As coisas para o Fortaleza ficaram mais complicadas com a expulsão de Yago Pikachu, talvez sua principal figura, expulso após confirmação do VAR por uma falta violenta sobre Mauro Boselli, que depois teve que deixar o campo lesionado.

A superioridade do Estudiantes se refletiu melhor no placar, com um segundo gol muito parecido com o primeiro, em cruzamento de Más, agora da esquerda, que Castro cabeceou na altura da marca do pênalti, colocando a bola no canto direito, longe das mãos de Boeck.

– Partida definida –

Pouco depois, o time da casa decretou a vitória e a classificação, desta vez em uma jogada que teve como protagonista Boeck, que errou um passe na saída, curto demais, e Zapiola se antecipou e roubou a bola para fugir sozinho e definir contra o goleiro brasileiro.

Restava mais de meia hora de jogo, mas a partida já estava definida, com um Fortaleza rendido, que só esperava a hora do apito final, e o time argentino poderia até ter aumentado. Boeck teve que se esticar todo para defender uma bomba de pé direito de Zapiola, e em outro lance Pablo Piatti chutou de canhota para fora.

Quatro vezes vencedor da Libertadores, a última em 2009, o Estudiantes segue em frente em uma Libertadores dominada pelos times brasileiros e com a presença de três argentinos em que pouquíssimos apostavam: o time de La Plata é acompanhado por Vélez e Talleres, entre os oito melhores do torneio.

str/ol/aam