A temporada 2023 da Fórmula 1 está próxima de começar e as equipes já apresentaram seus novos carros para este ano. Além dos veículos que serão usados, os 20 pilotos das escuderias também foram definidos e anunciados.

Alguns nomes conhecidos, contudo, não estarão presentes na temporada. Sebastian Vettel, tetracampeão mundial, se aposentou. O australiano Daniel Ricciardo, por sua vez, foi substituído na McLaren pelo novato Oscar Piastri. Nicholas Latifi, ex-Williams, também deixou a categoria para a entrada do norte-americano Logan Sargeant.

Reunimos, abaixo, os pilotos do grid de 2023 e os carros já lançados pelas escuderias. Confira!

RBR

Sergio Pérez e Max Verstappen seguem com a RBR (Crédito:Reprodução/Twitter @redbullracing)

 

Max Verstappen: Atual campeão da Fórmula 1, o holandês vai seguir com a RBR por um bom tempo, uma vez que seu contrato só expira no final de 2028.

Sergio Pérez: Neste ano, o mexicano vai iniciar sua terceira temporada com a equipe austríaca. O vínculo de ‘Checo’ com a RBR é válido até dezembro de 2024.

Carro (RB19): Tentando repetir o sucesso do seu antecessor, o novo carro do time austríaco pouco mudou para a temporada. A equipe manteve seu tradicional azul-marinho fosco e os tons de amarelo e vermelho.

 

 

MERCEDES

Dupla britânica vai para sua segunda temporada na Mercedes (Crédito:Reprodução/Twitter @MercedesAMGF1)

 

Lewis Hamilton: Heptacampeão mundial, o ‘patrão’ vai inaugurar sua décima temporada pela equipe alemã. O contrato do britânico com a Mercedes é válido até o fim de 2023.

George Russell: Um dos pilotos mais promissores do grid, o britânico vai seguir como companheiro de Hamilton na Mercedes. Assim como seu compatriota, seu vínculo também se encerra no final deste ano.

Carro (W14): Assim como foi em 2021, a Mercedes voltará a correr com um monoposto todo preto. A equipe alemã deixou de lado o prata tradicional para dar lugar a um carro de uma única cor.

FERRARI

Carlos Sainz e Charles Leclerc repetem dobradinha na Ferrari (Crédito:Reprodução/Twitter @ScuderiaFerrari)

 

Charles Leclerc: Vice-campeão mundial em 2022, o monegasco vai seguir correndo com as cores da Ferrari nesta temporada. O vínculo com a equipe italiana tem validade até o fim de 2024.

Carlos Sainz: Buscando um pouco mais de protagonismo na tradicional escuderia italiana, o espanhol vai repetir a dupla com Leclerc neste ano. O contrato do piloto com a equipe também se encerra no término de 2024.

Carro (SF23): Assim como em todos os anos, a Ferrari apresentou seu novo carro com o tradicional vermelho estampado, que neste ano terá contrastes com a cor preta.

MCLAREN

McLaren aposta em jovem dupla para voltar ao protagonismo da Fórmula 1 (Crédito:Reprodução/Twitter @McLarenF1)

Lando Norris: Principal nome da equipe para retomar o protagonismo da Fórmula 1, o britânico vai seguir sob o comando de Zak Brown por mais uma temporada. Seu contrato se encerra em dezembro de 2025.

Oscar Piastri: Campeão da Fórmula 2, o australiano é a aposta da McLaren para o lugar de Daniel Ricciardo. Não há informações sobre seu contrato.

Carro (MCL60): Em seu 57º campeonato, a McLaren adotou as mesmas cores do último ano: laranja, preto e azul.

ALFA ROMEO

Bottas e Zhou seguem na Alfa Romeo (Crédito:Reprodução/Twitter @alfaromeof1)

Valtteri Bottas: Ex membro da Mercedes, o finlandês vai disputar sua segunda temporada pela Alfa Romeo. Ele tem contrato até dezembro de 2025.

Guanyu Zhou: Primeiro piloto chinês da história da F1, o companheiro de Bottas terá mais uma oportunidade de mostrar seu valor na escuderia suíça. Ele tem vínculo com a equipe até o fim deste ano.

Carro (C43): A Alfa Romeo vai correr em 2023 com um visual renovado. Diferente do último carro, o deste ano não terá o conhecido vermelho e branco – a última cor foi substituída pelo preto.

ASTON MARTIN

Alonso será companheiro de Lance Stroll nesta temporada (Crédito:Reprodução/Twitter @AstonMartinF1)

Fernando Alonso: Bicampeão mundial, o espanhol chegou na Aston Martin para substituir Sebastian Vettel, que se aposentou no final da última temporada. O veterano tem contrato com a equipe até dezembro de 2024.

Lance Stroll: Filho do dono da equipe, o canadense tem vaga cativa no time. Sua duração de contrato é desconhecida, uma vez que é herdeiro da escuderia.

Carro (AMR23): Como nos outros anos, o carro da Aston Martin traz seu verde tradicional como pintura principal. Com investimento milionário, a equipe terá a chance de alcançar maiores voos nesta temporada.

ALPINE

Dupla de franceses vai integrar equipe da França (Crédito:Reprodução/Twitter @AlpineF1Team)

Esteban Ocon: O piloto faz parte da equipe francesa desde 2020, quando ainda era Renault. Seu contrato tem duração até o fim da temporada de 2024.

Pierre Gasly: Assim como Ocon e a equipe, o piloto é francês e vai estrear pela Alpine nesta temporada. O vínculo será de múltiplos anos.

Carro (A523): Para a temporada de 2023, a Alpine inovou e apresentou dois carros diferente. O primeiro, todo rosa, será usado nos três primeiros GPs do ano. Já o segundo, pintado com as cores azul e rosa, vai seguir nas 20 provas seguintes.

WILLIAMS

Williams vai correr com dupla jovem em 2023 (Crédito:Reprodução/Twitter @WilliamsRacing)

Alexander Albon: Apontado como um piloto de futuro, o tailandês vai para sua segunda temporada na Williams. Ele renovou seu vínculo com a equipe no último ano e ficará no time até dezembro de 2024.

Logan Sargeant: Promovido da Fórmula 2, o norte-americano vai estrear na categoria principal neste ano. Até o momento, o contrato do jovem não foi divulgado.

Carro (FW45): O novo carro da Williams não teve grandes mudanças para essa temporada. Assim como no ano passado, o veículo é predominantemente azul, com alguns traços preto.

ALPHATAURI

Nyck De Vries vai substituir Gasly como parceiro de Tsunoda (Crédito:Reprodução/Twitter @AlphaTauriF1)

Yuki Tsunoda: O japonês vai disputar sua terceira temporada pela AlphaTauri. Seu vínculo com a equipe termina no fim deste ano.

Nyck de Vries: Campeão da Fórmula E pela Mercedes em 2020/2021, o holandês finalmente conseguiu uma oportunidade no grid principal. Não há informações sobre seu contrato.

Carro (AT04): O novo monoposto da AlphaTauri é preto, azul-marinho e branco, com alguns detalhes em vermelho.

HAAS

Magnussen permanece na Haas e Hulkenberg retorna à Fórmula 1 após 4 anos (Crédito:Reprodução/Twitter @HaasF1Team)

Kevin Magnussen: O dinamarquês vai disputar sua segunda temporada consecutiva pela Haas. Seu contrato se encerra no fim deste ano.

Nico Hulkenberg: O alemão passou quatro anos longe da categoria e está de volta nesta temporada, substituindo o compatriota Mick Schumacher. Não há informações sobre seu contrato.

Carro (VF23): Buscando fugir das últimas colocações, a Haas inovou em seu novo carro. A equipe americana abandonou o monoposto todo branco do ano passado para adotar um em tons de preto, vermelho e branco, evidenciando o patrocinador máster do time.