A Fórmula 1 sonha alto em seu 75º aniversário: as dez equipes do Mundial vão apresentar seus carros para a temporada 2025 em conjunto, em um evento inédito na próxima terça-feira (18), em Londres, com a presença de estrelas da categoria como o piloto britânico Lewis Hamilton, em sua primeira aparição pública oficial com a Ferrari.
Cerca de 15 mil espectadores na O2 Arena na capital britânica, convidados “muito especiais” e a promessa de uma cerimônia “espetacular’ transmitida ao vivo nas redes sociais e canais de televisão: com o objetivo de aproximar os fãs do esporte, a F1 optou por organizar um grande evento para dar início à temporada.
Na terça-feira, depois de um desfile pelo tapete vermelho, as dez escuderias vão apresentar seus carros.
Embora poucos detalhes da cerimônia tenham vazado, a apresentação poderá não revelar exatamente os carros reais que vão disputar os 24 Grandes Prêmios do calendário, mas apenas a parte exterior dos mesmos.
Algumas escuderias estão planejando mostrar o verdadeiro carro em outros eventos, como já fizeram Williams e McLaren, mas sem a pintura definitiva.
Até agora, as equipes apresentavam seus carros de forma independente, em muitos casos em eventos fechados.
“Este show é uma oportunidade fantástica para os fãs de todas as idades de descobrir de perto o incrível espetáculo que é a Fórmula 1”, declarou em novembro o chefe da F1, Stefano Domenicali.
Esta nova geração da F1 promovida pelo grupo americano Liberty Media, dono dos direitos comerciais desde 2017, busca atingir um público mais feminino e mais jovem.
Só duas escuderias mantiveram a mesma dupla de pilotos do ano passado: a McLaren, com o britânico Lando Norris, atual vice-campeão mundial, e o australiano Oscar Piastri; e a Aston Martin, com o espanhol Fernando Alonso e o canadense Lance Stroll.
A chegada de Hamilton à Ferrari, que manteve o monegasco Charles Leclerc, é a grande mudança do grid de 2025, que terá um brasileiro pela primeira vez desde 2017: Gabriel Bortoleto, de 20 anos, será piloto da Sauber.
O holandês Max Verstappen, atual tetracampeão mundial, continua na Red Bull, mas agora será companheiro do neozelandês Liam Lawson, ex-piloto da Racing Bulls.
Os 20 pilotos que vão disputar o Mundial de 2025 farão os tradicionais testes de pré-temporada no Bahrein de 26 a 28 de fevereiro, antes do primeiro GP do ano, na Austrália, no dia 16 de março.
hdy/iga/pm/cb