Esportes

Formato e calendário do final de temporada da NBA

Suspensa desde 11 de março devido à pandemia de coronavírus, a temporada da NBA recomeça nesta quinta-feira na sede da “bolha” da Disney World (Orlando) com 22 das 30 equipes e um formato modificado.

– 22 equipes na disputa, 8 eliminadas –

Quando a NBA suspendeu abruptamente os jogos em 11 de março devido à pandemia de coronavírus, cada equipe tinha pela frente de 15 a 19 jogos na temporada regular.

Para reduzir o risco de contágio na Disney World, a NBA convidou apenas 22 equipes para lutar pelo título e encerrou a temporada para as outras oito, que não tinham esperança de se classificar para os playoffs.

Entre as equipes presentes estão as oito melhores em cada conferência: pela leste, Milwaukee, Toronto, Boston, Miami, Indiana, Philadelphia, Brooklyn e Orlando, e pela oeste; Lakers, Clippers, Denver, Utah, Oklahoma City, Houston, Dallas e Memphis.

Também foram convidadas as seis franquias que estão a seis vitórias ou menos do 8º lugar em cada conferência, posição que garante a última vaga para os playoffs. Essas equipes são: Nova Orleans, Phoenix, Portland, Sacramento e San Antonio, na oeste, e apenas Washington pela leste.

– Formato inédito –

A partir desta quinta-feira, cada equipe disputará os oito primeiros jogos pendentes na temporada regular, totalizando 88 jogos até 14 de agosto.

O objetivo é duplo: determinar os confrontos dos playoffs e dar às seis equipes que estão fora da pós-temporada a oportunidade de alcançar o oitavo lugar em sua conferência.

No caso de uma equipe que terminar em nono lugar fizer quatro vitórias ou menos de diferença para a oitava, as duas franquias terão um confronto direto para decidir quem avança para os playoffs.

Nesse formato, o time que ocupa o nono lugar deve ter duas vitórias consecutivas sobre o oitavo, que precisará de apenas um resultado positivo para seguir na competição.

– Playoffs no formato original –

Os playoffs começarão em 17 de agosto com o seu formato clássico de melhor de sete jogos. Tanto no Leste quanto no Oeste, os confrontos serão os seguintes: a equipe que terminar na 1ª posição enfrentará a 8ª, a 2ª a 7ª, a 3ª a 6ª e a 4ª a 5ª.

As finais devem começar em 30 de setembro e terminar em 13 de outubro.

– Uma segunda “bolha”? –

Excluídos da Disney World, Cleveland, Golden State, Minnesota, Detroit, Atlanta, Nova York, Chicago e Charlotte estão estudando com a NBA e o sindicato dos jogadores a possibilidade de organizar outro local de “bolha” para jogar amistosos, que podem ocorrer em Chicago.

O objetivo é que essas franquias, muitas delas formadas por jovens jogadores, não precisem enfrentar nove meses de inatividade até o início da próxima temporada, prevista para começar em 1º de dezembro.

nip/gbv/ol/lca

THE WALT DISNEY COMPANY

Veja também

+ Grave acidente do “Cake Boss” é tema de reportagem especial

+ 7 cidades na Europa que te pagam para morar lá

+ Pudim japonês não tem leite condensado; aprenda a fazer

+ Conheça o phloeodes diabolicus "o besouro indestrutível"

+ Mulher sobe de salto alto montanha de 4 mil metros

+ MG: Pastor é preso por crime sexual e alega que caiu em tentação

+ Vídeo do TikTok com mulher sendo empurrada de ônibus viraliza; veja

+ Teve o auxílio emergencial negado? Siga 3 passos para contestar no Dataprev

+ Caixa substitui pausa no financiamento imobiliário por desconto de até 50% na parcela

+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel

+Vídeo mostra puma perseguindo um corredor em trilha nos EUA

+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago

+ 12 razões que podem fazer você menstruar duas vezes no mês

+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?

+ Educar é mais importante do que colecionar


Tópicos

basquete CAN NBA USA