As forças israelenses mataram um adolescente palestino neste domingo (12), durante uma nova incursão armada no norte da Cisjordânia ocupada, de acordo com o Ministério palestino da Saúde.
“Qusai Radwan Waked, 14, morreu após ser gravemente ferido no abdômen por disparos de balas reais por parte da ocupação [Israel]”, na cidade de Jenin, disse o ministério em um comunicado.
O Exército israelense alegou, por sua vez, que disparos foram feitos contra suas forças, quando tentavam deter um suposto ativista palestino.
“Dispositivos explosivos e pedras” também foram lançados, acrescentou.
“Temos conhecimento das informações que falam de indivíduos armados feridos no tiroteio”, afirmou o Exército, em um comunicado, acrescentando que nenhum soldado ficou ferido.
Um fotógrafo da AFP viu o corpo do adolescente coberto por um lençol em uma maca.
Este novo óbito se dá em um contexto de escalada da violência entre israelenses e palestinos e eleva para 46 o número de palestinos mortos desde o início do ano. Nove israelenses e um ucraniano foram mortos nesse mesmo período, de acordo com uma contagem da AFP baseada em fontes oficiais israelenses e palestinas.
bur-rcs/alv/feb/sag/mb/tt