Guilherme Amado Coluna

Coluna: Guilherme Amado, do PlatôBR

Carioca, Amado passou por várias publicações, como Correio Braziliense, O Globo, Veja, Época, Extra e Metrópoles. Em 2022, ele publicou o livro “Sem máscara — o governo Bolsonaro e a aposta pelo caos” (Companhia das Letras).

Fora do tarifaço, Embraer e suco de laranja aliviam Tarcísio, mas preocupação segue

Parte das preocupações do governador com as taxas de Trump foram atenuadas com lista de produtos poupados do decreto

Tarcísio Gomes de Freitas, Governador de São Paulo
Tarcísio Gomes de Freitas, Governador de São Paulo Foto: Pablo Jacob/Governo do Estado de SP

A ordem executiva do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que oficializou o tarifaço de 50% sobre os produtos brasileiros exportados ao país, com início em 6 de agosto, trouxe algum alívio para o governador Tarcísio de Freitas, de São Paulo.

Duas das principais indústrias do estado — a de aviões da Embraer e a do suco de laranja — foram excluídas pelo governo americano da sanção comercial.

O recuo de Trump deve atenuar os danos inicialmente estimados por Tarcísio, de que São Paulo poderia ter uma queda de até 2,7% no PIB e perder até 120 mil empregos em razão do tarifaço.

Apesar da boa notícia, aliados do governador paulista dizem que a preocupação com as taxas está longe de terminar. Setores do agronegócio relevantes para a economia do estado, como café e carnes, seguirão tendo suas exportações aos EUA sobretaxadas.