O presidente Lula da Silva e ministros palacianos identificaram uma intenção de vendeta de Arthur Lira (PP-AL) caso ele não consiga emplacar nome viável de seu grupo suprapartidário para sua sucessão à Presidência da Câmara dos Deputados. Os tempos são outros, cenários idem, mas ninguém do Palácio quer arriscar assistir a um novo episódio como Eduardo Cunha x Dilma Rousseff que a limou do inquilinato da Presidência da República. Informações que chegaram aos ministros indicam que Lira não descartaria colocar na pauta um pedido de impeachment de Lula diante de um eventual novo episódio que gere instabilidade entre os Poderes. Ciente, o presidente da República vai pesar a sua caneta no papel, com decretos e medidas provisórias. O Palácio corre para trabalhar um nome palatável à sucessão de Lira na Câmara, que seja de sua confiança. Neste caso, o PT até abre mão de encabeçar um projeto. Os mais citados, por ora, são os deputados Antonio Brito (PSD-BA) e Marcus Pereira (Republicanos-SP).

Lula teme que Lira se vingue com impeachment na pauta em caso de instabilidade entre Poderes, e mandou ministros acharem candidato para Câmara

Parques livres da privatização

O Governo correu para salvar da privatização importantes parques nacionais que haviam entrado no plano do ex-ministro da Economia Paulo Guedes. Em decreto, o presidente Lula da Silva excluiu 11 deles do plano de desestatização, e os renomeou qualificáveis para concessão e parcerias de investimentos. Entre eles, o de Foz do Iguaçu (PR), Anavilhanas (AM), Chapada dos Guimarães (BA), Serra dos Órgãos (RJ), Serra do Caparaó (MG) e Jericoacoara (CE) – praia paradisíaca na qual espanhóis estavam de olho para exploração imobiliária. Os serviços de apoio ao turismo e visitação vão ser mantidos com os atuais e futuros concessionários.

Cruz Vermelha sangra

O presidente da Cruz Vermelha Brasileiro, Julio Cals de Alencar
O presidente da Cruz Vermelha do Brasil, Julio Cals de Alencar (Crédito:André Benicio/CVB/Divulgação)

A Justiça do Rio de Janeiro decidiu, novamente, pelo afastamento de Júlio Cals da presidência da Cruz Vermelha do Brasil, e endossou sua expulsão determinada pela Comissão de Ética da entidade, por atos administrativos sob (muita) suspeita. A decisão foi do desembargador Teófilo Caetano, com risco de multa de R$ 200 mil se houver desobediência.

Frevo de Luciana leva aliados a Olinda

Luciana Santos, ministra da Ciência e Tecnologia
Luciana Santos, ministra da Ciência e Tecnologia (Crédito:Agência Brasil)

Na quinta passada (8), grupo de parlamentares e ministros embarcou em voo de Brasília para o Recife, convidados para um frevo pré-eleitoral de uma aliada. A anfitriã foi Luciana Santos, ministra da Ciência e Tecnologia, ex-deputada e ex-prefeita de Olinda. E foi nas ruelas da cidade histórica colada na capital que esse bloco desfilou bem animado. Entre os mais eufóricos estavam os deputados Túlio Gadelha e Renildo Calheiros, o ex-deputado Wolney Queiroz e o ministro Carlos Lupi (Previdência). A turma passou também pelo frevo do centro do Recife. Luciana quer disputar novamente a prefeitura de Olinda.

PF não quer dar palanque a ele

O ex-presidente Jair Bolsonaro durante um comício em setembro de 2022 - AFP
AFP

Apesar de apostas e especulações de gente grande da política sobre o futuro iminente de Jair Bolsonaro (PL) dentro de uma cadeia, perto da campanha eleitoral deste ano, há cautela para todos os lados no Judiciário e na Polícia Federal em seus inquéritos. O que for feito, será à luz da lei, na culpa ou na inocência, sem deixar erros que gerem um palanque eleitoral numa eventual prisão dele por supostas ameaças à democracia. “O clã e seus seguidores querem canonizar Bolsonaro antes e durante as eleições; não daremos palco para eles de jeito nenhum”, diz investigador experiente da PF.

Campanha começa debaixo de chuva

Dirigentes do PV entregaram a Lula da Silva, na Baixada, documento em que denunciam o caos em Duque de Caxias (RJ) nos temporais de janeiro. O relatório questiona a atuação da prefeitura comandada pelo grupo de Washington Reis (MDB). PT, PV e PCdoB terão um candidato à prefeitura.

Folia de desinteresse

O Ano Legislativo começa difícil para Lula da Silva passado esse Carnaval. Ao esnobar a cerimônia de abertura dos trabalhos e enviar o chefe da Casa Civil, Rui Costa – que muitos não engolem no Congresso –, o ato irritou os líderes, até aliados. Nem o vice Geraldo Alckmin foi sugerido para representar o presidente. Haverá retaliação.

Terras no prejuízo

Contadores do agro indicam à boca pequena que haverá sonegação com a regulamentação da reforma tributária, que vai onerar o setor. Há um cenário temeroso: dispararam pedidos de recuperações judiciais de médios produtores rurais. Fazendeiros não conseguiram salvar as perdas nas lavouras diante da baixa do valor da saca da soja.

NOS BASTIDORES

Os segredos do PIB

Circula nas rodas da nata do PIB brasileiro: aceita-se o PT até 2030 (Com ou sem Lula) e depois o presidente deve ser um nome da centro-direita, como Caiado ou Tarcísio.

Fui ali e já volto

A Operação Lava Jato vai passando, mas deixa resquícios, alguns hilários. Um enrolado empreiteiro que mora na Lagoa, no Rio, levanta para caminhar todo dia às 5h30 com receio de ser acordado pela PF.

Copa do Minha Casa

O Rio de Janeiro vai sediar em maio a 1ª Copa de Futebol Minha Casa, Minha Vida, nas modalidades masculina e feminina. Ideia do secretário de Habitação da cidade, Patrick Corrêa. O presidente Lula da Silva será convidado a abrir o evento.

As dicas do Zico

Marcos Eduardo Neves lançará o livro “O Efeito Zico: Como obter índice de rejeição zero na sua profissão” (Planeta Estratégia). Neves já escreveu as biografias de Renato Gaúcho e Alex (ex-Cruzeiro).