O Produto Interno Bruto (PIB) da Alemanha deve recuar 0,3% em 2023, e crescer 1,3% em 2024, afirma o Fundo Monetário Internacional (FMI) em documento publicado nesta segunda-feira, 17. No chamado Artigo IV, a entidade avalia que a economia “vai reconquistar fôlego gradativamente” nos próximos anos, mas que no médio prazo a Alemanha tende a estabilizar seu crescimento econômico em menos de 1,0%. “O envelhecimento da população vai trazer também uma queda na produtividade”, diz o documento.

A inflação no país deve desacelerar nos próximos meses, segundo o FMI. A expectativa é que termine o ano em 5,8%, com o núcleo em 6,2%. Para o FMI, o cenário macroeconômico ainda é atipicamente incerto, e o núcleo da inflação é o elemento que merece receber atenção nos próximos meses, porque subiu rapidamente e pode regredir em ritmo acentuado.

A inflação deve chegar ao fim de 2024 em 2,6%, e o núcleo em 3,0%. “A inflação vai continuar caindo, aliviando os preços sobre energia com o passar do tempo, e diminuindo o aperto monetário”, destaca o texto.