As perspectivas para a economia mundial são menos catastróficas do que as projetadas em junho, disse nesta quinta-feira o porta-voz do Fundo Monetário Internacional (FMI), sugerindo que as próximas estimativas, a serem divulgadas em 13 de outubro, serão revisadas em alta.

“Os dados recebidos recentemente sugerem que as perspectivas podem ser um pouco menos terríveis do que no momento da atualização de 24 de junho (do relatório de Perspectivas Econômicas Mundiais), com partes da economia global começando a mudar de curso”, afirmou Gerry Rice em coletiva de imprensa.

No entanto, ele disse que “as perspectivas continuam muito difíceis”, pois os mercados emergentes, exceto a China, enfrentam uma situação “precária” devido à pandemia do coronavírus.

O avanço do coronavírus no mundo, que já deixa mais de 978.000 mortes, obrigou os economistas a ajustarem as projeções da economia, em um ambiente de incertezas.

Em junho, o Fundo projetou que o PIB mundial iria cair 4,9% e que o vírus reduziria 12 trilhões de dólares da economia em dois anos.

Em 13 de outubro, o FMI vai atualizar suas previsões na reunião semestral que, assim como a edição de abril, acontecerá virtualmente devido à pandemia.