Invicto há 12 jogos, o Fluminense não quer perder o líder Palmeiras de vista e por isso aposta na força da torcida para vencer o Cuiabá neste domingo, no Maracanã. O jogo válido pela 21ª rodada do Brasileirão está marcado para as 16 horas.

Depois de visitar Fortaleza (vitória por 2 a 1 pela Copa do Brasil) e Santos (empate por 2 a 2 pelo Brasileirão), o time carioca reencontra a torcida depois de duas semanas longe. Não é à toa que mais de 36 mil ingressos foram vendidos antecipadamente.

“Saudade do Maracanã, de estar perto da nossa torcida apesar da ida para Volta Redonda (local do jogo contra o Red Bull Bragantino, no dia 24 de julho). Os últimos jogos foram decisivos. Já tem mais de 30 mil? Que chegue a 50, 60 mil. Temos um returno muito longo. Se a gente continuar nessa invencibilidade, fazendo nossa pontuação em casa, podemos chegar no ponto alto da tabela que é o nosso objetivo”, disse o meia Paulo Henrique Ganso.

A boa sequência colocou o Fluminense entre os primeiros colocados do Brasileirão, com 35 pontos, a sete do líder Palmeiras, que também no domingo recebe o Goiás. O Cuiabá, por sua vez, não ganha há quatro partidas e entrou na zona de rebaixamento, com 20 pontos.

O principal reforço do Fluminense para esse jogo não vai estar dentro de campo. Depois de cumprir suspensão automática no empate com o Santos – foi substituído por Eduardo Barros -, Fernando Diniz volta a comandar o time na beira do gramado.

Por outro lado, o treinador não pode contar com o volante André. Líder de desarmes no Brasileirão, o jogador de 20 anos recebeu o terceiro cartão amarelo na Vila Belmiro, assim como o atacante Caio Paulista, que vem atuando como lateral-esquerdo. Completando a lista de desfalques, o zagueiro Luccas Claro foi negociado com o Eyüpspor, da Turquia.

Assim, serão três mudanças em relação ao time que iniciou o jogo contra o Santos. Na zaga, David Duarte forma dupla com Nino, enquanto Cris Silva entra na lateral esquerda. A principal dúvida é em relação ao substituto de André. Martinelli é a primeira opção, mas Fernando Diniz ainda tem Felipe Melo, que volta de suspensão, e Wellington.

“É um momento muito bom não só meu. Eu acho que do clube em si, de toda equipe. Depois de muito tempo conseguimos ser campeões cariocas. Estamos na disputa pelo título do Campeonato Brasileiro. Ainda tem a Copa do Brasil que demos o primeiro passo. Acho que é o melhor momento, tanto para mim, quanto para o clube no geral”, comentou Ganso.

Do outro lado, o Cuiabá não passa por um bom momento e precisa conseguir algo inédito para deixar a zona de rebaixamento do Brasileirão nesta rodada. É verdade que foram apenas três confrontos, mas o time ainda não venceu o Fluminense. São duas derrotas e um empate até aqui.

O técnico António Oliveira tem problemas para escalar o Cuiabá. Os laterais João Lucas e Igor Cariús cumprem suspensão pelo terceiro cartão amarelo. Daniel Guedes entra na direita e o zagueiro Alan Empereur pode ser improvisado na esquerda. Outra opção seria o jovem Alexandre Melo. No meio-campo, Rafael Gava volta a ficar à disposição depois de não enfrentar o Fortaleza por causa de um desconforto muscular.

“Nós temos feito bons jogos dentro de uma organização que tem sido passada para nós. A equipe tem uma boa estrutura, mas os resultados não aparecem. Mas aqui dentro estamos fechados e cientes que estamos fazendo um bom trabalho. Falta pouco para a sorte virar e a gente conseguir fazer as duas funções, joga bem e conseguir os resultados”, comentou Daniel Guedes.

FICHA TÉCNICA

FLUMINENSE X CUIABÁ

FLUMINENSE – Fábio; Samuel Xavier, Nino, David Duarte e Cris Silva; Martinelli, Nonato e Ganso; Matheus Martins, Arias e Germán Cano. Técnico: Fernando Diniz.

CUIABÁ – Walter; Daniel Guedes, Marllon, Joaquim e Alan Empereur; Camilo, Pepê e Osório; Gabriel Pirani, Alesson e Rodriguinho. Técnico: António Oliveira.

ÁRBITRO – Flavio Rodrigues Guerra de Souza (SP)

HORÁRIO – 16 horas

LOCAL – Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)