Fluminense e Mirassol se enfrentam em duelo por vaga na Libertadores

Em confronto que movimenta a 32ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Fluminense receberá o Mirassol nesta quinta-feira, no Maracanã, a partir das 19h30. O duelo coloca frente a frente clubes que lutam por vaga na próxima edição da Copa Libertadores, mas que atravessam momentos distintos na temporada.

Vivendo fase irregular sob o comando de Luís Zubeldía, o Fluminense tenta esquecer a derrota por 2 a 0 para o Ceará, em Fortaleza (CE). A equipe carioca está com 47 pontos, perto do G-5. O Mirassol vem de um empate por 0 a 0 com o Botafogo, que quebrou uma sequência de quatro vitórias consecutivas. O time dirigido por Rafael Guanaes está em quarto lugar, com 56 pontos.

O Fluminense conta com três retornos importantes: o zagueiro Thiago Silva, o lateral-direito Samuel Xavier e o meia Lucho Acosta. Os dois primeiros voltam após serem poupados por controle de carga física, enquanto o último cumpriu suspensão pelo acúmulo de cartões amarelos.

O volante Facundo Bernal, que também cumpriu suspensão, será novidade na lista de relacionados. A tendência é que ele seja opção no banco, enquanto Martinelli e Hércules vão formar a dupla titular no meio-campo.

Em contrapartida, o zagueiro Ignácio, responsável pela dura missão de substituir Thiago Silva na última rodada, cumpre suspensão após ter sido expulso. O retorno do capitão e ídolo tricolor, que fará dupla com Freytes, ameniza o impacto desta ausência.

O meia Paulo Henrique Ganso e o atacante Germán Cano, que se recuperam de lesão na panturrilha esquerda e de entorse no joelho direito, respectivamente, são desfalques.

Zubeldía reconheceu a oscilação do time das Laranjeiras desde a sua chegada, mas mantém o otimismo e quer dar sequência ao bom aproveitamento em casa para continuar subindo na tabela do Brasileirão. Ele ainda está 100% como mandante, com cinco vitórias.

“Essa oscilação no desempenho acontece com a maioria das equipes. Precisamos reverter essa situação mantendo um bom aproveitamento em casa e corrigindo nossos erros. Tenho alternativas, pois o elenco está bem montado”, explicou.

O lateral-esquerdo Reinaldo está de volta após cumprir suspensão e retoma a titularidade na posição no lugar de Felipe Jonathan. Autor de 11 gols no campeonato, ele é considerado o principal nome do elenco.

A comissão técnica também conta com o retorno do lateral-direito Lucas Ramon, que se recuperou recentemente de uma lesão e foi liberado pelo departamento médico. Titular durante parte da temporada, ele deve ficar no banco por conta da falta de ritmo de jogo. Daniel Borges é cotado para começar jogando.

O único desfalque é o atacante Edson Carioca, que não entra mais em campo em 2025. O jogador foi submetido a um procedimento de reinserção do tendão conjunto da coxa direita no início do mês e está em recuperação, de olho na próxima temporada.

O técnico Rafael Guanaes celebrou o grande momento que vive o Mirassol, terceiro melhor ataque do Brasileiro. O comandante definiu o “pensamento coletivo” como fundamental para a boa fase da equipe e destacou outros fatores que influenciam positivamente a campanha.

“O Mirassol está fazendo um grande trabalho porque, ao longo dos anos, se prepara e pensa diferente. Apesar das limitações, consegue ter um estádio reformado, que se preocupa em receber bem o torcedor, um CT bem cuidado, além de ser um clube que está o tempo todo focado em inovar e trazer tecnologia. Vamos ganhar e perder jogos, contra times bons ou inferiores, mas o pensamento coletivo resulta no nosso crescimento”, disse o comandante.

FICHA TÉCNICA

FLUMINENSE X MIRASSOL

FLUMINENSE – Fábio; Samuel Xavier, Thiago Silva, Freytes e Renê; Martinelli, Hércules e Lucho Acosta; Kevin Serna, John Kennedy e Canobbio. Técnico: Luís Zubeldía.

MIRASSOL – Walter; Daniel Borges, João Victor, Jemmes e Reinaldo; Neto Moura, Danielzinho e Guilherme Marques; Negueba, Chico da Costa e Alesson. Técnico: Rafael Guanaes.

ÁRBITRO – Anderson Daronco (RS).

HORÁRIO – 19h30.

LOCAL – Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ).