27/09/2022 - 17:53
Os moradores de Tampa, no estado americano da Flórida, preparavam-se nesta terça-feira para a chegada do furacão Ian, depois que autoridades emitiram uma ordem de evacuação para as áreas mais vulneráveis.
O Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC) emitiu um alerta para a cidade, cuja área metropolitana foi construída em torno de uma baía. Este aviso “significa que existe risco de inundações” graves, explicou o NHC.
Em seu boletim das 18h GMT, o NHC indica que se espera que o olho de Ian, que tem ventos sustentados de 195 km/h, “passe a oeste dos Keys da Flórida nesta noite e se aproxime da costa oeste da Flórida” amanhã.
Funcionários municipais enchiam e distribuíam sacos de areia gratuitos em vários pontos da cidade, de quase 400 mil habitantes, onde dezenas de veículos formavam longas filas de espera. Ao mesmo tempo, dezenas de pessoas compravam tábuas para proteger as portas e janelas de casa.
O presidente Joe Biden pediu àqueles que se encontram “na área de impacto potencial” do furacão que sigam as instruções das autoridades. “Os especialistas dizem que esse poderia ser um furacão muito severo, potencialmente fatal e devastador”, motivo pelo qual seu governo “está em alerta” para “ajudar o povo da Flórida”, acrescentou.
A Guarda Nacional da Flórida já mobilizou mais de 3,2 mil soldados na ativa e outros 1,8 mil na reserva para agirem em caso de necessidade, disse o porta-voz do Pentágono, Pat Ryder.