Um exemplar da enorme “flor-cadáver” ou “pênis de titã” (Amorphophallus titanum) foi a atração desta semana no Jardim Botânico de Meise, ao norte de Bruxelas.

“É linda. Eu não sabia que era tão grande”, disse a turista Carine Kurris, enquanto dezenas de visitantes se esforçavam para fotografar a enorme planta com seus celulares.

A ‘flor-cadáver’ é famosa tanto pelo enorme espádice quanto por seu forte cheiro de carne em decomposição. O exemplar de Meise tem pouco mais de dois metros de altura e pesa cerca de 100 quilos.

A planta vive até 40 anos, floresce apenas três ou quatro vezes e sua flor sobrevive por três dias. O cheiro forte de carne podre serve para atrair polinizadores.

Segundo a porta-voz do Jardim Botânico de Meise, Manon van Hoye, o cheiro lembra “lixo que ficou exposto ao sol por muito tempo”.

Para Van Hoye, é emocionante ver a flor em todo seu esplendor. “A forma é arquitetônica. Adoro suas cores e também sua história, uma planta ameaçada de extinção e que está sendo protegida”, disse.

ja-rmb/ahg/an/jc