O controle de custos gerados por serviços de nuvem é o maior desafio de gestores de TI que supervisionam a área de cloud de suas companhias. É o que aponta o estudo Flexera State of the Cloud Report, da consultoria Flextera. É o segundo ano seguido em que a gestão de custos lidera o ranking das preocupações dos executivos. Nos anos anteriores a maior preocupação era com a segurança das aplicações.

Custos lideram desafios de cloud computing (Crédito:Flextera)

“Este é um ano complicado para a adoção da nuvem. Muitas empresas estão lidando com dificuldades econômicas ao mesmo tempo em que precisam investir em segurança, IA generativa e sustentabilidade a fim de se manterem competitivas”, afirma no relatório Brian Adler, diretor-sênior da Flextera. O estudo foi realizado com 753 executivos em países da América do Norte, Europa, Ásia e também na Austrália.

Entre os pontos de destaque no estudo estão.

Multicloud em alta – 89% dos participantes disseram que suas organizações operam com vários ambientes de nuvem, dois pontos percentuais acima do ano anterior.

FinOps ganham espaço – 57% das companhias participantes têm times de FinOps para gerenciar gastos com a nuvem

AWS e Azure na ponta – 49% dos participantes afirmaram que suas empresas rodam cargas significativas na AWS, seguida por Microsoft Azure (45%) e Google Cloud (21%).

AWS, Microsot e Google Cloud lideram entre plataformas de nuvem (Crédito:Flextera)

O estudo aborda ainda a relação entre questões de sustentabilidade e otimização de custos. Na pesquisa, 48% dos entrevistados disseram que já incluem iniciativas de sustentabilidade como monitoramento de emissão de carbono da estrutura de cloud. Quando questionados como a sustentabilidade se relaciona com o controle de custos, 59% priorizam o controle de custos, enquanto 29% dizem que a priorização é a mesma entre gestão de custos e sustentabilidade.