Nesta sexta-feira, 05 de dezembro, chega às plataformas digitais o álbum “Flávio Venturini – Minha História”, uma celebração aos 50 anos de carreira do cantor e compositor mineiro.
“Vinha pensando em comemorar os meus 50 anos de carreira, quando recebi um convite especial do empresário Steve Altit (Top Cat Produções), reconhecido por seu trabalho ao lado de grandes artistas, para gravar um álbum reinterpretando meus maiores sucessos, com a promessa de transformá-lo em uma grande turnê nacional. O projeto evoluiu para um álbum grandioso produzido por Torcuato Mariano, responsável por alguns dos meus melhores trabalhos, com a presença de músicos e artistas excepcionais”, comemora Venturini.
+Flávio Venturini celebra 50 anos de carreira com o show ‘Minha História’
+Obra de Maurício de Sousa é declarada patrimônio imaterial de São Paulo
O projeto foi lançado ao longo de 2025, em vários singles: “A ideia era fazer um disco reunindo diversos segmentos da música popular brasileira. Temos artistas da MPB, do rock, da soul music, do pop, o que permitiu criarmos arranjos muito variados para as minhas composições. Foi também a primeira vez que tive todas as faixas de um disco lançadas em singles: achei bacana ver que as pessoas foram curtindo aos poucos o trabalho, se ligando nos lançamentos”, pontua Flávio.
Como bem definiu o compositor mineiro, o elenco do álbum “Flávio Venturini – Minha História é dos mais ricos e variados: Djavan, Ney Matogrosso, Frejat, Guilherme Arantes, Jota Quest, Ritchie, Ivete Sangalo, Gloria Groove, Ana Cañas, Vanessa da Mata e Gabi Melim. À exceção de “Tudo o que você podia ser” (Lô Borges e Marcio Borges) e “Faltando um pedaço” (Djavan), o repertório alinha clássicos compostos por Flávio Venturini como os parceiros Murilo Antunes, Ronaldo Bastos, Marcio Borges, Luiz Carlos Sá, Guarabyra e Renato Russo.
“Acho que o relacionamento com os artistas proporcionou os melhores momentos deste projeto: eles chegaram com o peito aberto para cantar, trocar ideias, apoiar o meu trabalho. Esses feats. foram maravilhosos!”, celebra Venturini. Torcuato Mariano, produtor musical do álbum, conceitua o projeto: “Juntos, buscamos não apenas reviver as canções de Flávio Venturini, mas também dar continuidade à beleza da sua arte, que está tão dentro de todos nós.”
Além do álbum, a comemoração ganhou a estrada na turnê “Minha História”, com direção geral de Jorge Espírito Santo, direção artística de Alexandre Arrabal e iluminação de Césio Lima. O último show da turnê será no mesmo dia do lançamento do álbum nas plataformas de streaming, em 5 de dezembro, no Qualistage (RJ).
Cinco décadas de sucessos
A trajetória de Flávio Venturini começou no grupo O Terço, de rock progressivo; em seguida, a jornada do compositor o levou ao Clube da Esquina, época na qual tocou com diversos artistas do movimento. Depois de gravar “Nascente” (Venturini/Antunes) em dueto com Milton Nascimento, Flávio recebeu um convite da então gravadora Odeon para produzir um disco solo. “Meu grande sonho era formar uma banda: a gravadora aceitou a ideia e assim nasceu o 14 Bis, cujo primeiro álbum foi produzido pelo próprio Milton”, relembra Venturini. O debut como solista foi em 1982, com o álbum “Nascente”. Em 1988 Flávio deixou o 14 Bis definitivamente, partindo para novos caminhos musicais.
Confira “Flávio Venturini – Minha História” clicando aqui:

‘Flávio Venturini – Minha História’. Divulgação.
Repertório e participações:
01 – FALTANDO UM PEDAÇO – FEAT. DJAVAN – (Djavan)
02 – BESAME – FEAT. NEY MATOGROSSO (F. Venturini e Murilo Antunes)
03 – MAIS UMA VEZ – FEAT. FREJAT – (F. Venturini e Renato Russo)
04 – TODO AZUL DO MAR – FEAT. GABI MELIM (F. Venturini e Ronaldo Bastos)
05 – NASCENTE – FEAT. GUILHERME ARANTES (F. Venturini e Murilo Antunes)
06 – LINDA JUVENTUDE – FEAT. JOTA QUEST (F. Venturini e Marcio Borges)
07 – CRIATURAS DA NOITE – FEAT. RITCHIE (F. Venturini e Luiz Carlos Sá)
08 – ESPANHOLA – FEAT. IVETE SANGALO (F. Venturini e Guarabyra)
09- PRINCESA – FEAT. GLORIA GROOVE (F. Venturini e Ronaldo Bastos)
10- TUDO O QUE VOCÊ PODIA SER – FEAT. ANA CANÃS (Lô Borges e Marcio Borges)
11-NOITES COM SOL – FEAT. VANESSA DA MATA – (F. Venturini e Ronaldo Bastos)
Produzido por: Torcuato Mariano
Masterizado por: Carlinhos Freitas Classic master
Produção Executiva: Steve Altit por Top Cat Produções Artísticas