O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) deve se encontrar nos próximos dias com o deputado federal Paulinho da Força (Solidariedade-SP) para debater as mudanças no PL da Dosimetria, enfraquecido nos últimos dias na Câmara dos Deputados. A informação foi confirmada por aliados da dupla, mas ainda não há uma data para o encontro.
A reunião foi intermediada após um encontro entre deputados da oposição. Na segunda-feira, 29, Flávio disse não haver interesse em votar uma redução das penas para seu pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), e os condenados pelo 8 de janeiro.
Dois aliados de Flávio afirmaram à IstoÉ que o senador deve apenas cobrar uma sinalização a Bolsonaro. A expectativa é que haja um pedido de redução de pena mais robusta que o previsto, mantendo a inelegibilidade.
Paulinho tem tentado dosar o projeto para evitar a anistia “total e irrestrita” defendida pelos bolsonaristas. No esboço do projeto, está prevista a redução das penas, excluindo Bolsonaro.
A dosimetria das penas foi a alternativa encontrada para agradar parte do Centrão que não queria entrar em rota de colisão com o Supremo Tribunal Federal (STF) concedendo a anistia. O texto é costurado com o aval de ministros da Corte e do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP).
Mesmo com a urgência aprovada há cerca de 15 dias, o projeto não tem data para ser votado. Indefinição de bolsonaristas e parte do Centrão travam um acordo pelo texto, que ainda não tem maioria pela aprovação. O mesmo acontece no Senado, com Alcolumbre resistente em pautar a medida caso Bolsonaro seja incluído.