Flávio Bolsonaro, senador e filho do presidente Jair Bolsonaro, compartilhou em suas redes sociais uma “reportagem” do site Senso Incomum sobre supostos casos de cura da covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. A reportagem, no entanto, é falsa. As informações foram divulgadas pelo site BR Político.

A imagem mostra Antonia Balestra e o pai, Walter Hugo Balestra Palombo, durante internação na UTI humanizada do hospital Moinho de Vento, em Porto Alegre, no ano passado, quando ele se tratava de complicações decorrentes de um enfisema pulmonar.

O paciente não tem a covid-19, embora esteja no grupo de risco do novo coronavírus. A família está preocupada com sua condição de saúde, e por isso o mantém em isolamento, com todos os cuidados recomendados pelas autoridades de saúde.

O site ainda informa que a foto que faz propaganda do tratamento, que vem sendo defendido pela família Bolsonaro, é de uma reportagem da RBS, afiliada da TV Globo em Porto Alegre, e não tem nada relacionado ao coronavírus. A reportagem é sobre parentes acompanharem internados nas UTIs de Porto Alegre.

No texto do site Senso Incomum, que é ligado ao assessor internacional da presidência Filipe G. Martins, diz que os pacientes da reportagem, entre eles Walter Balestra, tiveram alta em “poucos dias” e foram curados graças ao uso de hidroxicloroquina.

Maria Balestra, filha de Walter, contou ao BR Político que a imagem do site e replicada pelo senador foi usada indevidamente. Ela afirma que o pai esteve internado algumas vezes em 2019, por conta de um enfisema pulmonar, e que essa imagem seria de uma das internações.

Antonia, irmã de Mariana e filho de Walter, que aparece na imagem usada quer que o filho do presidente apague a postagem e esclareça a manipulação do uso para falar sobre o tratamento da covid-19. As fotos já não constam mais nas páginas de Flávio.

Reprodução/Facebook