O Flamengo venceu o Bolívar por 2 a 0 nesta quinta-feira (15), no Maracanã, no Rio de Janeiro, pelo jogo de ida das oitavas de final da Copa Libertadores-2024 e vai defender essa importante vantagem de dois gols na temida altitude de La Paz na partida de volta.

Luiz Araújo abriu o placar com meia hora de jogo, após uma bela jogada coletiva do time carioca. Arrascaeta tabelou com Pedro, e o atacante lançou para Araújo chutar na saída de Lampe.

No segundo tempo, sem Pedro (que se machucou e foi substituído por Gabigol), o Flamengo percebeu a falta do seu centroavante, principalmente na hora em que precisou de um pivô.

O Bolívar assustou os donos da casa na reta final (86′), quando em um contra-ataque Yomar Rocha mandou uma cabeçada no travessão.

Mas a torcida rubro-negra respirou aliviada nos últimos instantes do tempo regulamentar (90′) quando o zagueiro Léo Pereira desviou de cabeça para o fundo da rede um escanteio cobrado por Luiz Araújo.

Embora não tenha feito um grande jogo, o time carioca teve muitas chances de marcar e vencer por uma diferença maior.

Com este resultado, o Bolívar, que já venceu o Flamengo em casa por 2 a 1 na fase de grupos, confia no fator casa para avançar às quartas de final.

Se vencer por dois gols, a classificação será decidida na disputa de pênaltis, enquanto se o Bolívar vencer por três ou mais gols, garantirá a vaga na próxima fase.

Já o Flamengo pode até perder por um gol de diferença para avançar no torneio.

— Ficha técnica:

Copa Libertadores 2024 – Oitavas de final – Partida de ida

Flamengo – Bolívar 2 – 0

Estádio: Maracanã (Rio de Janeiro)

Árbitro: Wilmar Roldán (COL)

Gols:

Flamengo: Luiz Araujo (29′), Léo Pereira (89′)

Cartões amarelos:

Flamengo: Pulgar (52′), De La Cruz (60′)

Bolívar: Justiniano (30′)

Escalações:

Flamengo: Agustin Rossi – Guillermo Varela (Wesley 85′), Léo Pereira, Fabricio Bruno, Ayrton – Luiz Araujo, Erick Pulgar (Carlinhos 71′), Arrascaeta, Gérson (cap.), De La Cruz – Pedro (Gabigol 38′). Técnico: Tite.

Bolívar: Carlos Lampe – Jesus Sagredo, Renzo Orihuela, Anderson Ordóñez, José Manuel Sagredo – Fernando Saucedo, Leonel Justiniano (cap.) (Ervin Vaca 83′), Ramiro Vaca – Bruno Savio (Alex Granell Nogue 77′), Alfio Oviedo, Fábio (Yomar Rocha 67′). Técnico: Flavio Horacio Robatto.

./bds/prb/cl/aam