Flamengo bate o Palmeiras e se torna o 1º brasileiro tetra da Libertadores

Danilo marcou o gol do título no estádio Monumental de Lima, no Peru

Torcedor do Flamengo comemora no Maracanã, onde multidão acompanhou a final via telão
Torcedor do Flamengo comemora no Maracanã, onde multidão acompanhou a final via telão Foto: Pilar Olivares/Reuters

O Flamengo se tornou neste sábado, 29, o primeiro clube brasileiro tetracampeão da Libertadores. O rubro-negro venceu o Palmeiras por 1 a 0 no estádio Monumental de Lima, no Peru.

O gol do título do Flamengo saiu aos 21 minutos do segundo tempo. Arrascaeta bateu escanteio e Danilo marcou de cabeça.

+ Veja fotos da comemoração do Flamengo

O Flamengo receberá um prêmio de R$ 136 milhões pelo título. Os outros títulos do clube na Libertadores foram conquistados em 1981, 2019 e 2022.

A conquista garante também ao Flamengo vaga no Intercontinental, com jogos já em dezembro, e no Mundial de 2029. Com a criação do novo Mundial de Clubes, disputado a cada quatro anos, foi mantido o torneio anual da Fifa disputado todo final de ano, mas agora sob o nome Intercontinental.

Foto Luis Acosta/AFP

O time carioca agora tem a chance de conquistar a ‘dupla coroa’, já que lidera o Brasileirão com cinco pontos de vantagem sobre o Palmeiras, faltando apenas duas rodadas para o fim do campeonato.

Campeão em 2019 e em 2022 como atleta e vice em 2021, Filipe Luís conquistou o seu primeiro título da Libertadores como técnico e mais uma taça na sua ainda curta carreira de treinador profissional – de pouco mais de ano.

Desde 2019, quando a equipe carioca conquistou a América pela segunda vez, ao menos um time brasileiro participa da decisão continental. Nos últimos seis anos, esta foi a quinta vez com uma final 100% brasileira.

O Brasil chega a 25 títulos na competição e alcança a Argentina no número de conquistas desde a criação do torneio, em 1960.

O Palmeiras segue com três taças, junto com Grêmio, Santos e São Paulo. No ranking de todos os times, o rubro-negro agora está empatado com River Plate e Estudiantes, da Argentina, e fica atrás apenas dos argentinos Independiente (sete títulos) e Boca Juniors (seis) e do uruguaio Peñarol (cinco).

Martin Mejia/AP

FICHA TÉCNICA

PALMEIRAS 0 X 1 FLAMENGO

PALMEIRAS: Carlos Miguel; Khellven (Sosa), Gómez, Murilo (Giay) e Piquerez; Bruno Fuchs, Andreas Pereira; Raphael Veiga (Felipe Anderson [Maurício]) e Allan (Facundo Torres); Flaco López e Vitor Roque. Técnico: Abel Ferreira.

FLAMENGO: Rossi; Varela, Danilo, Léo Pereira e Alex Sandro; Erick Pulgar, Jorginho e Arrascaeta (Luis Araújo); Samuel Lino (Éverton Cebolinha), Carrascal e Bruno Henrique (Juninho). Técnico: Filipe Luís.

GOL: Danilo, aos 21 do segundo tempo.

ÁRBITRO: Darío Herrera (Argentina)

Com informações da Agência Estado