O Flamengo terá nesta quarta-feira (19), na altitude de Quito, a oportunidade de mostrar seu potencial contra o equatoriano Independiente del Valle, no duelo de ida da Recopa Sul-Americana 2020.

O Mengão, atual campeão brasileiro e da Libertadores, chegou na segunda-feira em Quito para buscar um resultado que lhe dê tranquilidade para decidir o título inédito em casa, no jogo de volta marcado para o dia 26 de fevereiro no Maracanã.

o Independiente del Valle, que alcançou a glória continental ao conquistar a Copa Sul-Americana em 2019, seu primeiro título internacional, com um modelo esportivo que privilegia os jovens das categorias de base, tentará fazer frente ao favorito Flamengo.

Para o técnico da equipe equatoriana, o espanhol Miguel Ángel Ramírez, o Flamengo “é o melhor time da América do Sul, que vem de jogar um Mundial de Clubes no qual vendeu cara a derrota diante da melhor equipe do mundo: o Liverpool”.

Em dezembro, em Doha, o Liverpool conquistou o Mundial de Clubes ao vencer o Flamengo por 1 a 0 com um gol na prorrogação.

1. Sofrimento andino

O técnico do Flamengo, o português Jorge Jesus, já anunciou que escalará sua força máxima em Quito, mas admitiu que “vamos jogar num ambiente que não conheço bem”, ao se referir à altitude andina.

A partida será disputada no estádio Olímpico Atahualpa (2.850 m de altitude), onde o Del Valle terminou invicto como anfitrião em sua campanha na Copa Sul-Americana, vencendo na final por 3 a 1 o argentino Colón.

Já o Flamengo não teve muito sucesso em terras equatorianas na última Libertadores: perdeu por 2 a 1 para a LDU na fase de grupos e por 2 a 0 para o Emelec nas oitavas de final.

Ordenado taticamente e com grande poder ofensivo, o rubro-negro carioca lamenta a ausência por lesão do zagueiro Léo Pereira e a suspensão do atacante Gabigol, artilheiro da equipe neste início de temporada com quatro gols.

Gabigol foi um dos autores dos gols da vitória por 3 a 0 do Flamengo sobre o Athlético Paranaense no domingo, um resultado que valeu ao clube carioca o título da Supercopa do Brasil.

2. De nível mundial

O espanhol Ramírez reconheceu que enfrentar o Flamengo “é algo maravilhoso” e garantiu que a Recopa terá “o nível mais alto de futebol da América do Sul e do mundo”.

Para o treinador do Del Valle, a partida, que será uma “linda final”, mostrará do que sua equipe é capaz.

O Del Valle não sabe se poderá contar com o lateral-direito Antonhy Landázuri, que se machucou na estreia da equipe no torneio equatoriano, uma vitória por 2 a 1 sobre o Mushuc Runa, na sexta-feira (14).

O capitão da equipe equatoriana, o meia Efrén Mera, afirmou à AFP que o Del Valle tentará “manter o ritmo intenso de jogo, com muita inteligência e sabendo que precisamos do controle da partida”.

Para o meia Fernando Guerrero, formado nas categorias de base do Real Madrid e com passagem pelo Burnley inglês, é “correndo e dando muito de si” que o Del Valle poderá “superar os jogadores do Flamengo, que têm muita experiência europeia”.

A partida de ida da Recopa Sul-Americana tem pontapé previsto para às 22h30 desta quarta-feira, horário de Brasília, e será apitada pelo trio uruguaio formado pelo árbitro Leodán González e os assistentes Nicolás Tarán e Richard Trinidad.

Prováveis escalações:

Independiente del Valle: Jorge Pinos – Anthony Landázuri, Richard Schunke, Luis Segovia, Byron Caicedo – Alan Franco, Cristian Pellerano, Efrén Mera, Jhon Sánchez, Daniel Nieto – Gabriel Torres. T: Miguel Ángel Ramírez.

Flamengo: Diego Alves – Rafinha, Rodrigo Caio, Gustavo Henrique, Filipe Luís – William Arão, Gerson, Éverton Ribeiro – Giorgian De Arrascaeta – Bruno Henrique e Pedro. T: Jorge Jesus.

dsl/sp/ma/am