A vitória por 2 a 0 no jogo de ida das quartas de final da Copa Libertadores e a boa fase parecem colocar o Flamengo a um passo das semifinais, mas o ‘Rubro-Negro’ mantém os pés no chão para receber no Maracanã nesta terça-feira o Corinthians, que vai para o tudo ou nada pela classificação.

Sem desfalques, o técnico Dorival Júnior deve colocar em campo a mesma equipe que venceu a partida na Neo Química Arena na semana passada.

– Sem vacilar –

“Fizemos um resultado importante, mas o futebol prega muitas peças e não podemos vacilar”, disse Dorival depois da vitória do Flamengo sobre o São Paulo por 2 a 0 no último sábado, pelo Campeonato Brasileiro.

O triunfo fora de casa sobre o ‘Tricolor’ consolida a recuperação do time carioca na temporada, que não teve um bom começo sob o comando do português Paulo Sousa.

O Flamengo está agora há oito jogos sem perder (sete vitórias e um empate) entre as competições nacionais e a Libertadores, onde ainda está invicto, com 18 gols marcados e apenas dois sofridos.

O ‘Rubro-Negro’ está em quinto no Brasileirão, a nove pontos do líder Palmeiras, e na semana que vem enfrenta o Athletico Paranaense em Curitiba no jogo de volta das quartas de final da Copa do Brasil.

Com a tranquilidade de estar vivo nas três competições, Dorival Júnior acerta os detalhes em um elenco que foi poderosamente reforçado na atual janela de transferências.

“O trabalho está dando resultado. A equipe está alcançando maturidade e regularidade”, explica o treinador, que entre outros ajustes, encontrou uma maneira de escalar Gabigol e Pedro juntos no ataque, algo que sempre foi pedido pela torcida.

– Retorno esperado –

A sequência de resultados positivos do Flamengo foi quebrada apenas uma vez nos últimos dez jogos, justamente pelo Corinthians de Vítor Pereira, que derrotou o time carioca por 1 a 0 no dia 10 de julho no Brasileirão.

Embora as duas equipes tenham entrado em campo com formações alternativas, o jogo serve como motivação para o ‘Timão’ protagonizar uma virada no Maracanã, onde o time não vence o Flamengo desde 2015.

“Temos que enfrentar o Flamengo e competir por um melhor resultado para tentar virar a situação negativa que temos neste momento”, disse Pereira após o empate em 1 a 1 com o Avaí no sábado.

O resultado permitiu ao Palmeiras ampliar a vantagem na liderança do Brasileirão, onde o Corinthians é vice-líder com seis pontos a menos.

No Rio, o treinador português certamente poderá contar com o experiente meia Renato Augusto, recuperado de uma lesão na panturrilha, e espera o retorno de Willian, que ainda é dúvida com dores musculares. O volante Maycon está fora depois de sofrer uma fratura no dedo do pé no jogo de ida.

O vencedor do duelo brasileiro pega nas semifinais quem passar entre Vélez Sarsfield e Talleres. O Vélez venceu o jogo de ida em casa por 3 a 2.

Prováveis escalações:

Flamengo: Santos – Rodinei, David Luiz, Léo Pereira, Filipe Luis – Thiago Maia, João Gomes, Everton Ribeiro, De Arrascaeta – Gabriel Barbosa, Pedro. Técnico: Dorival Júnior.

Corinthians: Cássio – Fagner, Bruno Méndez, Balbuena, Fábio Santos – Cantillo, Du Queiroz, Renato Augusto – Willian (Gustavo Mosquito), Róger Guedes, Yuri Alberto. Técnico: Vítor Pereira.

Árbitros: O uruguaio Esteban Ostojich, auxiliado por seus compatriotas Richard Trinidad e Carlos Barreiro.

raa/app/ol/cb