De olho na Recopa, Flamengo encara Madureira na semifinal do Carioca

edro, do Flamengo, reage após perder uma chance de gol em 19 de fevereiro de 2026
edro, do Flamengo, reage após perder uma chance de gol em 19 de fevereiro de 2026 Foto: REUTERS/Rodrigo Valle

Em meio à disputa do título da Recopa Sul-Americana, o Flamengo enfrenta o Madureira pelo jogo de ida das semifinais do Campeonato Carioca, num clima de amistoso. Sem maiores preocupações, vai ao Maracanã, neste domingo, às 20h30, para confirmar seu favoritismo e abrir vantagem. O jogo de volta está marcado para o mesmo local no dia 2 de março, com mando do modesto adversário.

+Flamengo é dominado pelo Lanús na Argentina e sai atrás na Recopa

+Flamengo amplia distância do Palmeiras e se reafirma como clube mais valioso do Brasil

Nem mesmo o Madureira acredita em superar o Flamengo, tanto que abriu mão do mando de campo no segundo jogo. A diretoria optou por jogar no Maracanã, que deve ter um grande público e proporcionar uma boa receita. O Flamengo espera ir à final para enfrentar o vencedor do clássico entre Vasco e Fluminense.

Na verdade, a maior preocupação no momento é conquistar a Recopa, mesmo tendo saído atrás na final ao perder por 1 a 0 para o Lanús, na Argentina. O jogo de volta vai acontecer na próxima quinta-feira, no Rio, com o time carioca tendo a necessidade de vencer por dois gols ou mais de diferença para ser campeão. Caso vença por um gol, irá à prorrogação e, por último, em caso de igualdade, fará a decisão pelos pênaltis.

Flamengo tem início do ano fraco

O título diante da torcida poderia atenuar o mal estar causado pela fraca campanha neste início de temporada. Em 12 jogos, foram seis derrotas, quatro vitórias e dois empates. Incluindo na lista a perda do título da Supercopa do Brasil para o Corinthians, na derrota por 2 a 0, em Brasília (DF).

O planejamento, que visava preservas os titulares, não funcionou. Mesmo porque o time sub-20 também decepcionou e quase provocou uma eliminação inédita no Estadual. A vaga só foi confirmada na sexta e última rodada, após uma goleada por 7 a 1 em cima do Sampaio Corrêa. Mesmo assim, o rubro-negro fechou a fase inicial em quarto lugar do Grupo B, com sete pontos, tendo que vencer por 2 a 1 o líder Botafogo nas quartas e, agora, o Madureira nas semifinais.

O técnico Filipe Luís deve mandar a campo uma formação diferente, mas ainda bem forte. O atacante Gonzalo Plata volta após cumprir suspensão na Argentina. O equatoriano é cotado para começar na ponta-direita depois de Luiz Araújo ter uma atuação discreta contra os argentinos.

A comissão técnica deve dar sequência ao planejamento de rodar o elenco para evitar um desgaste físico dos atletas visando os próximos compromissos da temporada. O goleiro Andrew, o lateral-direito Emerson Royal, os zagueiros Danilo e Vitão, o lateral-esquerdo Ayrton Lucas, o volante Evertton Araújo e os atacantes Pedro e Samuel Lino podem ser escalados.

Filipe Luís avaliou o momento turbulento do time e apontou o que falta para o time ‘entrar nos eixos’. “O jogador vai adquirindo a confiança no decorrer do jogo. Quando as coisas não funcionam, ele vai errando, tomando decisões que não são as melhores, e o time inteiro vai sentindo isso. Está acontecendo nesse momento específico e aconteceu contra o Lanús. A partir do momento que o time se encontrar, começar a se sentir melhor com as jogadas mais coordenadas e corrigir erros no ataque, aí os atletas passarão a ter mais confiança com bola no pé”, explicou Filipe.

Madureira busca surpresa

Já o Madureira embalado pela vitória por 3 a 0 sobre o Baré, na primeira fase da Copa do Brasil, e pelo triunfo nas quartas de final do Carioca, quando bateu o Boavista por 2 a 1 diante da sua torcida. O time de Toninho Andrade quer manter a sequência positiva e surpreender novamente, desta vez contra um gigante do futebol brasileiro.

Toninho Andrade deve repetir a escalação usada contra o Boavista nas quartas de final do Carioca. O clube vive grande fase desde que o comandante assumiu o cargo no lugar de Felipe Surian, demitido depois da quarta rodada do torneio. Ele vê uma dificuldade a mais para se tornar zebra na competição: “O Flamengo vai entrar muito pressionado e vai vir para cima da gente.”

Entre os principais nomes do grupo estão o goleiro Neguete, o lateral-esquerdo Matheus Julião, que teve passagem vitoriosa pela base do Vasco, e o volante Rodrigo Lindoso, que soma passagens por Fluminense, Botafogo, Internacional, Operário-PR, entre outros.

O atacante Fash, que se recupera de uma lesão grau 2 na coxa esquerda, deve ficar de fora. O lateral-esquerdo Raphael Lourenço, o lateral-direito Celsinho e o meia Héricles estão vetados pelos médicos.

FICHA TÉCNICA

FLAMENGO X MADUREIRA

FLAMENGO – Andrew; Emerson Royal, Danilo, Vitão e Ayrton Lucas; Erick Pulgar, Evertton Araújo e Carrascal; Gonzalo Plata, Pedro e Samuel Lino. Técnico: Filipe Luís.

MADUREIRA – Neguete; Cauã Coutinho, Marcão, Jean Vianna e Matheus Julião; Rodrigo Lindoso, Jacó e Fubá; Juninho, Geovane Maranhão e Everton. Técnico: Toninho Andrade.

ÁRBITRO – Lucas Coelho Santos.

HORÁRIO – 20h30.

LOCAL – Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ).