Esportes

Flamengo luta por vaga na final da Libertadores contra o Barcelona em Guayaquil


O Flamengo, blindado por dois gols de vantagem, vai buscar nesta quarta-feira a vaga na final da Libertadores-2021 em Guayaquil, diante do valente Barcelona do Equador, que o pressionou no jogo de ida.

O time carioca, que venceu o torneio em 1981 e 2019, está perto da decisão que será disputada em jogo único no dia 27 de novembro, no Estádio Centenário, em Montevidéu, graças à dobradinha de Bruno Henrique na vitória de 2 a 0 sobre os ‘toreros’ no Maracanã.

“Muita gente acha que não, mas é uma boa vantagem para o segundo jogo”, disse o técnico rubro-negro Renato Gaúcho.

Uma vitória, um empate e até uma derrota por um gol de diferença levarão o Flamengo a uma terceira final de Libertadores. Já a equipe ‘canario’ ficou com o vice em 1990 e 1998.

“O Barcelona não veio aqui como convidado, chegou por mérito e derrotou grandes equipes”, considerou o treinador brasileiro.

O time equatoriano tem a missão de superar de forma épica o revés de uma semana atrás e também luta pela sua terceira final depois de perder para o paraguaio Olímpia em 1990 e o Vasco em 1998.

“Estamos felizes, mas cientes da responsabilidade que temos”, disse o técnico da equipe de Guayaquil, o argentino Fabián Bustos.

– Treino de pênaltis –

A equipe ‘canario’ tem uma missão difícil, já que vai precisar vencer por três gols de diferença para ir à final ou forçar a decisão nos pênaltis com um empate no agregado.

Bustos não descartou esta última alternativa e determinou o treino de penalidades máximas “porque é uma possibilidade” para ser finalista. “Sonhamos com isso e esperamos chegar lá”, observou.

Ele tampouco acha impossível reverter a vantagem do Flamengo, que contou com a brilhante atuação de Diego Alves, auxiliado por David Luiz. O goleiro conseguiu evitar o gol equatoriano no Maracanã onde os ‘toreros’ mostraram uma certa fragilidade da defesa rubro-negra.

O goleiro “teve uma ótima atuação. Dei os parabéns a ele e ao grupo no vestiário”, disse Renato.

O Flamengo, que chegou a Guayaquil nesta segunda-feira, recuperou duas peças-chave do elenco após superar os problemas físicos do lateral-esquerdo Filipe Luis e do meia uruguaio Arrascaeta.



– O “mais importante” –

Bustos, um ex-meia que jogou por clubes da Argentina, Uruguai, Bolívia e Equador, depositou suas esperanças no time de Guayaquil de conquistar um título internacional.

“É o jogo mais importante da minha vida. Sabemos que podemos conseguir algo muito grande para o Barcelona”, disse o argentino, que como treinador dirigiu apenas times equatorianos desde 2009 e foi campeão da campeonato nacional com o Delfín (em 2019) e Barcelona (2020).

Ele está convencido de que poderá vencer o duelo, ainda mais com o apoio da torcida que volta pela primeira vez a um estádio de Guayaquil após as restrições devido à pandemia que vigoraram por 18 meses, embora com capacidade reduzida para 30% de um total de 57.000 pessoas no estádio Monumental.

A partida está marcada para as 21h30 (horário de Brasília), com arbitragem do chileno Roberto Tobar, e seus assistentes Christian Schiemann e Claudio Ríos.

Possíveis escalações:

Barcelona: Javier Burrai – Byron Castillo, Luis León, Williams Riveros, Mario Pineida – Leandro Martínez, Bruno Piñatares, Damián Díaz, Michael Carcelén – Adonis Preciado e Gonzalo Mastriani. Técnico: Fabián Bustos.

Flamengo: Diego Alves – Mauricio Isla, Rodrigo Caio, David Luiz, Filipe Luis – Everton Ribeiro, Willian Arão, Vitinho, Arrascaeta – Bruno Henrique e Gabriel Barbosa. Técnico: Renato Gaúcho.

dsl/sp/ol/aam

Saiba mais
+ Mãe de Medina compara Yasmin Brunet a ‘atriz pornô’ e colunista divulga conversa
+ Chamada de atriz pornô, Yasmin Brunet irá processar mãe de Gabriel Medina
+ Mulher divide marido com mãe e irmã mais nova: ‘Quando não estou no clima’
+ Em pose sexy, Cleo Pires afirma: "Amando essa minha bunda grande"
+ Médicos encontram pedaço de cimento em coração de paciente durante cirurgia
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Tudo o que você precisa saber antes de comprar uma panela elétrica
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Passageira agride e arranca dois dentes de aeromoça
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio