O Flamengo inicia nesta quinta-feira, 19, a busca por mais um título internacional ao enfrentar o Lanús (ARG) pelo jogo de ida da Recopa Sul-Americana. A primeira parte da decisão acontece às 21h30, no estádio La Fortaleza, na região metropolitana de Buenos Aires. O confronto de volta está marcado para a próxima quinta-feira, 26, também às 21h30, no Maracanã.
O regulamento é simples: sagra-se campeão o time com o maior saldo de gols agregado. Em caso de igualdade após os 180 minutos, o título será decidido nos pênaltis. O duelo coloca frente a frente o atual campeão da Copa Libertadores, o Flamengo, e o detentor do título da Copa Sul-Americana, o Lanús.
+ Corinthians desafia o Athletico fora de casa pelo Brasileirão com dúvida no ataque
O Rubro-Negro chega à disputa após conquistar o tetracampeonato da Libertadores ao bater o Palmeiras por 1 a 0, no Monumental de Lima, consolidando-se como o clube brasileiro com mais títulos na competição. Já o time argentino levantou o troféu da Sul-Americana ao superar o Atlético-MG nos pênaltis, no Estádio Defensores del Chaco, em Assunção.
Após um início de temporada oscilante, marcado pela perda da Supercopa do Brasil para o Corinthians, o Flamengo recuperou o fôlego e vem de uma sequência de três vitórias — a última delas por 2 a 1 sobre o Botafogo, resultado que garantiu a vaga na semifinal do Campeonato Carioca.
O técnico Filipe Luís vai mandar a campo um time confiante e mais bem preparado fisicamente. O lateral-direito Varela está de volta a lista de relacionados após ser desfalque nas últimas três partidas. Recuperado de uma lesão no tornozelo direito, o uruguaio disputa a titularidade com Emerson Royal.
Também estão de volta alguns jogadores que começaram no banco contra o Botafogo: o goleiro Rossi, os zagueiros Léo Pereira e Léo Ortiz, o lateral-esquerdo Alex Sandro, o volante Evertton Araújo, o meia Arrascaeta e o centroavante Pedro.
O atacante Gonzalo Plata cumpre suspensão referente ao jogo contra o Racing, na semifinal da Libertadores do ano passado. O equatoriano foi punido pela Conmebol com dois jogos de suspensão, sendo o primeiro na final e o segundo no jogo de ida da Recopa. Os volantes Jorginho, com uma lesão na coxa esquerda, e Saúl Ñiguez, que se recupera de uma cirurgia no calcanhar esquerdo, também são desfalques.
O Lanús vive um momento de pressão, vindo de três partidas sem vitória. A equipe comandada por Maurício Pellegrino aposta em nomes conhecidos do futebol brasileiro, como o meia Marcelino Moreno (ex-Coritiba) e os atacantes Walter Bou e Lucas Besozzi.
Moreno pregou respeito ao Flamengo, mas deixou um alerta: “É uma das melhores equipes da América, mas eles precisam ter cuidado conosco. Temos nomes de peso e será um grande jogo”.
Prováveis escalações
Lanús – Losada; Guidara, Ronaldo de Jesús, Izquierdoz e Marcich; Agustín Cardozo, Matías Sepulveda e Marcelino Moreno; Eduardo Salvio, Walter Bou e Ramiro Carrera. Técnico: Maurício Pellegrino.
Flamengo – Rossi; Varela, Léo Ortiz, Léo Pereira e Alex Sandro; Erick Pulgar, Evertton Araújo, Lucas Paquetá e Arrascaeta; Pedro e Everton Cebolinha. Técnico: Filipe Luís.
Onde assistir
A partida entre Lanús e Flamengo, nesta quinta-feira, às 21h30, pela decisão da Recopa Sul-Americana, será transmitido pela ESPN e Disney +