Flamengo e Internacional fazem duelo de favoritos no Maracanã

Apontados como favoritos ao título do Campeonato Brasileiro, Flamengo e Internacional se enfrentam, neste sábado, às 21 horas, no Maracanã, na rodada de abertura da temporada. Os dois times vão entrar em campo embalados pelas conquistas dos estaduais. O Rubro-Negro ergueu o troféu do Carioca sobre o Fluminense, conquistando o bicampeonato, enquanto o Colorado levantou o Gauchão, impedindo que o rival Grêmio chegasse ao inédito octacampeonato consecutivo.

Em 2024, o Flamengo teve altos e baixos, terminando o Brasileiro em terceiro lugar, com 70 pontos, nove atrás do campeão Botafogo. O Internacional, por sua vez, conseguiu uma arrancada na reta final e encerrou sua participação em quinto lugar, com 65 pontos, garantindo uma vaga na Copa Libertadores.

O Flamengo não poderá contar com o meia Arrascaeta, uma das suas principais estrelas. Na última semana, o uruguaio sofreu uma lesão no músculo adutor da coxa direita durante duelo contra a Argentina, pelas Eliminatórias. A tendência é que o seu compatriota De la Cruz seja o homem de criação.

Com dores na região posterior da coxa esquerda, Gerson também deve ser desfalque. O volante se lesionou durante a partida entre Brasil e Colômbia, retornando ao CT Ninho do Urubu com antecedência para iniciar tratamento. A tendência é que ele seja preservado de olho na estreia da Libertadores.

Caso o técnico Filipe Luís escolha entrar em campo com uma formação mais ofensiva, Michael pode ser titular no ataque e suprir a ausência de Gerson, que esta semana voltou levemente as treinos após ser dispensado da seleção brasileira por lesão. Michael formaria o trio ofensivo com Luiz Araújo e Plata. No entanto, se o técnico preferir uma escalação mais conservadora, Evertton Araújo e Allan pode ficar com uma vaga no meio-campo.

O Flamengo conta com os retornos do lateral-direito Wesley e do zagueiro Léo Ortiz, que também estavam representando a seleção brasileira nas Eliminatórias. Desfalque nos dois jogos da final do Carioca por conta de uma lesão muscular na coxa direita, o atacante Bruno Henrique pode fazer o seu retorno.

Em contrapartida, o zagueiro Danilo, com dores na coxa direita, segue longe dos gramados. O ex-defensor da Juventus não entra em campo desde o dia 22 de fevereiro, quando o time goleou o Maricá por 5 a 0, pela última rodada da Taça Guanabara.

Um dos destaques do Internacional neste início de temporada, o zagueiro Victor Gabriel se recupera de uma lesão muscular na coxa direita e não estará à disposição de Roger Machado. Juninho, contratado nesta temporada junto ao Midtjylland (DIN), e Agustín Rogel, disputam a condição de titular. O escolhido irá atuar ao lado de Vitão.

O volante Fernando é dúvida. O jogador pode ser preservado pela comissão técnica visando a estreia na Libertadores, na próxima quinta-feira, contra o Bahia. Se ele não jogar, que pode ganhar uma chance é Ronaldo, velho conhecido da torcida do Flamengo. O atleta foi revelado nas categorias de base do clube carioca e disputou a última temporada pelo Juventude.

O equatoriano Enner Valencia e os colombianos Rafael Borré e Johan Carbonero retornam após defenderem suas seleções na ‘Data Fifa’. Os dois primeiros disputam o posto de centroavante titular. O último concorre por uma vaga entre os onze iniciais com Wesley. Os escolhidos formarão o trio de ataque com Vitinho.

FICHA TÉCNICA

FLAMENGO X INTERNACIONAL

FLAMENGO – Rossi; Wesley, Léo Ortiz, Léo Pereira e Alex Sandro; Erick Pulgar, Evertton Araújo e De La Cruz; Luiz Araújo, Gonzalo Plata (Bruno Henrique) e Michael. Técnico: Filipe Luís

INTERNACIONAL – Rochet; Brian Aguirre, Juninho (Rogel), Vitão e Bernabei; Ronaldo (Fernando), Bruno Henrique e Alan Patrick; Wesley (Carbonero), Enner Valencia (Borré) e Vitinho. Técnico: Roger Machado

ÁRBITRO – Davi de Oliveira Lacerda (ES).

HORÁRIO – 21h.

LOCAL – Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ).