O Flamengo foi derrotado por 5 a 0 pelo equatoriano Independiente del Valle nesta quinta-feira, em Quito, em partida válida pela terceira rodada do Grupo A da Copa Libertadores, que voltou a ser disputada nesta semana após a paralisação provocada pela pandemia de coronavírus.

Moisés Caicedo (39), Preciado (48), Jhon Sanchez (57) e Beder Caicedo (80) e Gabriel Torres (91) marcaram para os donos da casa, que com este resultado assumem a liderança da chave com 9 pontos, três a mais que o time carioca.

Os dois outros integrantes do grupo, o também equatoriano Barcelona de Guayaquil e o argentino Junior Barranquilla, ambos sem pontos, se enfrentam ainda nesta quinta-feira em Guayaquil.

O próximo confronto do Rubro-Negro pelo torneio continental será contra o Barcelona, em Guayaquil, em 22 de setembro, mesmo dia em que o Independiente estará na Argentina para enfrentar o Junior Barranquilla.

– Reencontro após paralisação –

O atual campeão da Libertadores chegou ao Equador bem diferente daquele que venceu no Rio de Janeiro o Barcelona, por 3 a 0, última partida da competição sul-americana antes da interrupção provocada pela covid-19.

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

Agora sob o comando do espanhol Domènec Torrent, que substituiu o português Jorge Jesus, que foi para o Benfica, o time brasileiro entrou desfalcado do goleiro titular Diego alves, substituído por César, sem Rafinha, negociado para o futebol grego, mas acrescido do lateral chileno Isla. Recuperado de lesão, o atacante Bruno henrique começou no banco, enquanto o també atacante Vitinho, que pouco antes da partida apresentou um quadro viral e foi vetado pelo departamento médico para o duelo.

O duelo dos invictos do Grupo A, que se reencontraram após decidirem em fevereiro a Recopa, conquistada pelo clube carioca, começou com os campeões da Copa Sul-Americana partindo para cima, e logo aos 3 minutos o atacante Gabriel Torres cobrou uma falta com força, obrigando César a fazer grande defesa.

Talvez por receio de se desgastar por conta dos efeitos da altitude da capital do Equador, localizada a 2,8 mil metros acima do nível do mar, o time da Gávea ficou muito retraído no início, permitindo assim mais dois avanços do Independiente.

Aos 7, o volante Moisés Caicedo recebeu livre na área adversária mas finalizou nas mãos do goleiro rubro-negro.

Dois minutos depois, o também volante Pellerano arriscou um chute da intermediária, defendida novamente por César.

Sob forte marcação individual de Pellerano, o atacante Gabriel pouco produziu nos minutos iniciais e o primeiro lance ofensivo do Flamengo só foi ocorrer aos numa jogada individual do meia Éverton Ribeiro, que recebeu pela direita, avançou pelo meio e chutou fraco de longe, facilitando o trabalho do goleiro Pinos.

Os equatorianos dominavam jogo e tiveram mais duas boas oportunidades de abrir o placar. A primeira com Moisés Caicedo (29) em nova finalização de fora da área e a segunda com Gabriel Torres (37) que na cara do gol chutou em cima de César.

De tanto insistir, o Independiente inaugurou o marcador num golaço de Moisés Caicedo. Após fazer um corta-luz em passe de Gabriel Torres, numa falha de marcação do Fla, o volante apareceu na área e bateu para dentro das redes (39).

A poucos minutos do fim da primeira etapa, a equipe equatoriana poderia ter ampliado, caso o atacante Guerrero não tivesse perdido a bola para o chileno Isla quando já estava na pequena área brasileira (42).

– Show do Independiente –

O Flamengo voltou para a etapa final dando sinais que não iria repetir o apagão do primeiro tempo, com a entrada do atacante Bruno Henrique no lugar do meia Diego.


E logo no primeiro minuto, Isla recebeu passe de Everton Ribeiro e tocou para Gabigol que chutou travado sobre o travessão (46).

Mas dois minutos depois veio a ducha fria no ímpeto ofesivo dos visitantes. Preciado driblou três marcadores no meio de campo, tabelou com Murillo e finalizou colocado, de fora da área, acertando um golaço no ângulo (48).

Com a possse da bola, os donos da casa deram o início a uma sequência ofensiva avassaladora, voltando a ampliar aos 57, quando Gabriel Torres puxou num contra-ataque pelo lado esquerdo, avançou em seguida para o meio e concluiu com perfeição, batendo o goleiro César.

Atrás no placar, o Flamengo sumiu em campo e passou a ver o Independiente dar um passeio em campo.

Torrent tentou trazer a equipe para jogo promovendo as entradas do volante Thiago Maia e do atacante Michel, substituindo Gerson e Everton Ribeiro, respectivamente. Depois colocou em campo o lateral Renê, no lugar de Filipe Luís, e o atacante Pedro, na vaga de Arrascaeta.

Mas isso não foi capaz de acordar o Rubro-Negro, que viu outro golaço do adversário, desta vez de Jhon Sánchez (80), que marcou de calcanhar após passe de Beder Caicedo.

O golpe de misericórdia veio já nos descontos (90+1), quando Beder Caicedo chutou de fora da área, decretando a goleada para o time de casa e uma derrota humilhante para o atual campeão da Libertadores.

sp/gfe/lca


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias