Flamengo defende liderança do Brasileirão e busca a reabilitação diante do Red Bull Bragantino

Líder isolado do Campeonato Brasileiro, o Flamengo está focado em dar a volta por cima após o revés por 2 a 1 para o Fluminense. Com apenas quatro jogos para o término da competição, não há mais chances de erros e quem pode pagar a conta é o Red Bull Bragantino, seu adversário, neste sábado, a partir das 21h30, no Maracanã, pela 35ª rodada.

Mesmo com a derrota no clássico, o Flamengo lidera com 71 pontos, dois na frente do Palmeiras, com 69. No mesmo horário o time paulista vai receber o Fluminense no Allianz Parque, em São Paulo. Os dois primeiros colocados correm atrás do título do Brasileirão, sem esquecer a grande final da Copa Libertadores, no dia 29, em Lima, no Peru.

O Flamengo conta com os retornos do lateral-esquerdo Matías Viña e do meia Arrascaeta, convocados pela seleção uruguaia na Data Fifa. Os jogadores chegaram ao Rio de Janeiro antes do Fla-Flu, mas não foram relacionados por conta do desgaste da viagem. O camisa 10 deve estar entre os titulares, mesmo porque é vice-artilheiro do Brasileirão, com 17 gols, dois atrás de Kaio Jorge, do Cruzeiro. Viña deve ficar no banco.

O zagueiro Danilo, de volta após defender a seleção brasileira, substitui o jovem João Victor, que não foi bem no clássico. Léo Ortiz segue em recuperação de lesão no tornozelo direito. Na lateral-esquerda, Alex Sandro disputa a titularidade com Ayrton Lucas.

O meia De la Cruz, poupado dos últimos dois jogos por conta de dores no joelho direito, voltou a treinar com o grupo e deve ser novidade no time titular ao lado do volante Jorginho. A dupla é cotada para substituir Erick Pulgar e Saúl, que cumprem suspensão pelo acúmulo de cartões amarelos.

Carrascal, que atuou centralizado contra o Fluminense, tem chance de aparecer pelo lado esquerdo. O colombiano pode ser escalado no lugar de Samuel Lino, badalado reforço do meio do ano que ainda não caiu nas graças da torcida.

O técnico Filipe Luís comentou sobre o revés na última quarta-feira e projetou fazer ajustes na equipe visando “entrar nos eixos” para dar a volta por cima nesta reta final da temporada.

“Eu vejo o time quase sempre bem postado taticamente. Muitas vezes as chances não são aproveitadas, por inúmeras razões. Claro que tem ajustes a se fazer, faço análise, mas vejo erros técnicos que levam a equipe a não aproveitar a vantagem que estamos gerando”, explicou o comandante.

Em alta desde a estreia do técnico Vagner Mancini, o Bragantino está embalado por três vitórias consecutivas, a última sobre o Atlético-MG, por 2 a 0. O time de Bragança Paulista é o oitavo colocado, com 45 pontos, oito atrás do Bahia, primeiro clube na zona de classificação para a pré-Libertadores.

O time tem o retorno do zagueiro Pedro Henrique, que cumpriu suspensão na última rodada, como trunfo para fortalecer o sistema defensivo. Ele vai substituir Alix Vinícius, que cumpre suspensão automática pelo terceiro cartão amarelo.

A equipe deve entrar em campo com a mesma base que vem atuando nos últimos jogos. A principal dúvida está no comando do ataque: Eduardo Sasha encara a concorrência de Isidro Pitta, que recentemente se recuperou de uma lesão na coxa esquerda.

Vagner Mancini valorizou a evolução nas últimas rodadas e afirmou que a meta é continuar subindo na tabela em busca da melhor colocação possível no final da competição. “O foco é brigar o mais alto possível. O campeonato é muito difícil, a cada rodada nós aprendemos com os nossos erros e dos outros. Temos visto a evolução da equipe. É importante convencer quando vencer. O mérito maior é dos atletas.”

FICHA TÉCNICA

FLAMENGO X RED BULL BRAGANTINO

FLAMENGO – Rossi; Emerson Royal, Danilo, Léo Pereira e Ayrton Lucas (Alex Sandro); Jorginho, De la Cruz e Arrascaeta; Luiz Araújo, Bruno Henrique e Carrascal. Técnico: Filipe Luís.

RED BULL BRAGANTINO – Cleiton; Andrés Hurtado, Pedro Henrique, Gustavo Marques e Juninho Capixaba; Gabriel, Fabinho e Jhon Jhon; Gustavinho, Eduardo Sasha e Lucas Barbosa. Técnico: Vagner Mancini.

ÁRBITRO – Fernando Mendes Nascimento Filho (PA).

HORÁRIO – 21h30.

LOCAL – Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ).