SÃO PAULO, 29 NOV (ANSA) – O Flamengo derrotou o Palmeiras neste sábado (29) por 1 a 0 e conquistou a Copa Libertadores da América pela quarta vez em sua história, isolando-se como o clube brasileiro com mais títulos na principal competição do continente.
Em um Estádio Monumental de Lima, no Peru, lotado pelas torcidas das equipes que vêm protagonizando o futebol no Brasil e na América do Sul nos últimos anos, o único gol do jogo foi marcado aos 21 minutos do segundo tempo, em uma cabeçada certeira de Danilo, ex-Juventus, após cobrança de escanteio.
O título do rubro-negro foi recebido com festa no Rio de Janeiro, mas também em São Paulo, onde o clube carioca possui uma numerosa torcida, auxiliada pelas dos rivais paulistanos do Palmeiras.
O Flamengo é agora o único brasileiro com quatro títulos da Libertadores, sendo que três deles foram conquistados nos últimos seis anos (2019, 2022 e 2025).
O Palmeiras segue com três taças, junto com Grêmio, Santos e São Paulo. No ranking de todos os times, o rubro-negro agora está empatado com River Plate e Estudiantes, da Argentina, e fica atrás apenas dos argentinos Independiente (sete títulos) e Boca Juniors (seis) e do uruguaio Peñarol (cinco).
Além disso, o Brasil igualou a Argentina com 25 conquistas no torneio e levantou o troféu nas últimas sete edições.
Já Danilo, que tinha sido campeão sul-americano pelo Santos em 2011, tornou-se o primeiro jogador na história com dois títulos na Libertadores e dois na Liga dos Campeões da Uefa (ambos pelo Real Madrid). (ANSA).