O Flamengo anunciou nesta segunda-feira a saída do técnico Renato Gaúcho, depois que o time carioca perdeu a final da Copa Libertadores 2021 para o Palmeiras, no sábado, em Montevidéu.

“O Clube de Regatas do Flamengo informa que, após conversa entre as partes, o técnico Renato Gaúcho não comanda mais o time principal”, disse o clube no Twitter.

O time carioca não anunciou, até o momento, o nome de um substituto ou quem ficará responsável pelo elenco até o final da temporada.

A derrota por 2 a 1 no principal torneio de clubes sul-americanos sentenciou o destino de Renato, de 59 anos, questionado desde antes por setores da imprensa e da torcida devido a resultados irregulares que praticamente acabaram com as chances do Flamengo conquistar o Brasileirão pela terceira vez consecutiva.

Único brasileiro a erguer a Libertadores como jogador (1983) e como treinador (2017), ambos com o Grêmio de Porto Alegre, onde é uma lenda viva, o técnico assinou com o time rubro-negro em julho após a saída de Rogerio Ceni.

Embora sua chegada tenha revitalizado o jogo de um dos elencos mais fortes do continente, em alguns momentos o Flamengo teve problemas defensivos e de equilíbrio, que terminaram gerando as derrotas na final da Libertadores e nas semifinais da Copa do Brasil contra o Athletico Paranaense em outubro.

Nos 38 jogos no comando do time rubro-negro, Renato registrou 25 vitórias, oito empates e cinco derrotas. Um desempenho de 72%. Nesses jogos, a equipe marcou 88 gols e sofreu 32.

A temporada acaba com o Atlético-MG de Hulk e Diego Costa a caminho do título do campeonato, com onze pontos à frente dos cariocas.

O Flamengo tem quatro jogos pela frente pelo campeonato brasileiro, contra três de Galo. Para se sagrar campeão pela primeira vez em cinquenta anos, basta para os mineiros que o rubro-negro não vença o Ceará nesta terça-feira, no Maracanã.

Com exceção do Campeonato Carioca e da Supercopa do Brasil, vencidas sob o comando de Ceni, o Flamengo de ‘Gabigol’, Arrascaeta, Filipe Luís, Diego Alves, David Luiz, Maurício Isla e Bruno Henrique com certeza fechará 2021 de forma decepcionante.

raa/app/gfe/aam

Twitter