Um novo estudo sobre o tamanho das torcidas de futebol foi feito pela Sport Track. A pesquisa da consultoria Convocados em parceria com a XP foi divulgada nesta terça-feira (14).
+ DJ confirma caso com jogador da Seleção e dispara sobre esposa: ‘Sabia que ele estava comigo’
+ Receita de caldo de quenga, prato mineiro para os dias frios
+ Árbitro morre após ser agredido por jogadores e torcedores
+ MasterChef Brasil: Larissa erra no bolovo e é a quarta eliminada da temporada
Assim como em outras pesquisas divulgadas anteriormente, o Flamengo segue na liderança. Além disso, o relatório aponta que o rubro-negro ampliou a sua porcentagem na preferência dos brasileiros.
O documento indica que 24% dos brasileiros torcem para o Flamengo, o que supera os 22,5% em 2020 e 19,5 em 2018. Na sequência, o clube carioca é seguido por Corinthians (18%), São Paulo (11,5%) e Palmeiras (9,8%).
“A distancia do Flamengo para o Corinthians é relevante. O Corinthians é um time de alcance nacional, mas o Flamengo é o mais nacional de todos. A concentração é grande e puxada pela explicação dos clubes internacionais, que falamos do pilar da vitória, da exposição, do desejo pela competição. O time que ganha a Libertadores cresce, e vamos ver este reflexo na torcida do Palmeiras em alguns anos”, explicou Rafael Plastina, CEO da Sport Track.
Além de Flamengo e Cruzeiro terem as torcidas mais jovens e Santos e Fluminense as mais velhas, um outro dado que chama a atenção é o Grêmio como quinta maior torcida. O tricolor gaúcho superou o Vasco, que chegou a ser a terceira maior torcida do País, mas vem perdendo posições nos últimos anos.
O Grêmio também ampliou a diferença para o seu rival, Internacional. O tricolor é preferência de 4,7%, enquanto o Internacional.
Atual Campeão Brasileiro e da Copa do Brasil, o Atlético-MG também leva vantagem quando a comparação é feita com o Cruzeiro. O galo é o time do coração de 3,7% de pessoas, contra 2,8% da raposa. A pesquisa aponta uma inversão, pois no último levantamento feito em 2018, o lado azul liderava de 4,5% para 3,1% do alvinegro.
Veja o ranking de torcidas do Brasil em 2022 da Sport Track:
Flamengo – 24%
Corinthians – 18%
São Paulo – 11,5%
Palmeiras – 9,8%
Grêmio – 4,7%
Vasco – 4,1%
Atlético-MG – 3,7%
Santos – 3,3%
Internacional – 2,9%
Cruzeiro – 2,8%
Botafogo – 2,2%
Fluminense – 1,5%
Clube no exterior
Com o futebol cada vez mais globalizado e o domínio econômico no futebol europeu, a pesquisa da Sport Track também apurou a preferência por clubes no exterior. O último relatório, em 2021, apontou que o Barcelona liderava como 28%, seguido pelo Real Madrid, com 24%.
Na nova pesquisa, o cenário dos cinco primeiros mudou pouco – apenas uma troca de posições entre clubes ingleses na quarta posição e nacionalidades na quinta. O PSG de Neymar aparece terceiro, com 17%, acima do Manchester United, com 4%, que era ocupada pelo Liverpool no último levantamento, assim como o Bayern de Munique tomou o lugar da Juventus no top-5.
No estudo, a Sport Track diz ter ouvido entre 2.200 e 2.250 pessoas acima de 16 anos no final do ano passado de forma digital. Este parâmetro foi o único método de pesquisa divulgado pela empresa.