Economia

Fitch eleva rating da Grécia de B para BB-, com perspectiva estável

A agência de classificação de risco Fitch elevou o rating de longo prazo da Grécia de B para BB-, com perspectiva estável.

Em comunicado divulgado nesta sexta-feira, a Fitch aponta que a conclusão da revisão final do programa do Mecanismo Europeu de Estabilidade (MEE) da Grécia “abre o caminho para uma saída bem sucedida do programa de resgate em 20 de agosto”. Para a agência, as medidas que foram implementadas melhoram a sustentabilidade da dívida pública grega, a qual também é apoiada por um histórico de superávits primários do governo geral.

A Fitch também aponta que o cenário político grego se tornou um pouco mais estável e que a relação entre a Grécia e os credores europeus melhorou. A agência menciona, também, o acordo com o Eurogrupo, que reúne os ministros de Finanças da zona do euro, que ressalta a possibilidade de uma nova reformulação da dívida em “um cenário inesperadamente mais adverso”. No entanto, a Fitch diz que a economia grega continua a enfrentar desafios, embora ressalte que a confiança no setor bancário da Grécia esteja aumentando.

Tópicos

Fitch Grécia rating