Fiocruz faz novo alerta sobre riscos da aglomeração

Coluna: Coluna do Mazzini

Leandro Mazzini é jornalista graduado na FACHA, no Rio, e pós-graduado em Ciências Políticas pela UnB. Iniciou carreira em 1996 em MG. Foi colunista do Informe JB, da Gazeta Mercantil, dos portais iG e UOL. Apresentou programas na REDEVIDA de Televisão e foi comentarista da Rede Mais/Record Minas. De Brasília, assina a Coluna Esplanada em jornais de capitais e é colunista do portal da Isto É.

Fiocruz faz novo alerta sobre riscos da aglomeração

Erasmo Carlos/ Ministério da Saúde
Prédio da Fundação Oswaldo Cruz Foto: Erasmo Carlos/ Ministério da Saúde

Antes da segunda onda da pandemia de Covid-19, que ceifou a vida de mais de 600 mil de brasileiros até agora, a Fundação Oswaldo Cruz emitiu alertas sobre a “tendência de retomada do crescimento no número de novos casos”.

As projeções científicas foram ignoradas e a onda avassaladora se espalhou pelo Brasil após as festas de fim de ano. Agora, a Fiocruz reforça a preocupação com o cenário agravante na Europa.

“A doença ainda representa um grande desafio”, sublinha o boletim: “Os indicadores de distanciamento físico mostram que no Brasil, desde julho, o índice se encontra abaixo de zero. A população tem circulado nas ruas de forma mais intensa do que antes”.