Fintech brasileira Dock fornecerá estrutura para Bre-B, o ‘Pix’ colombiano

A fintech brasileira Dock fornecerá infraestrutura para o Bre-B, o sistema de pagamentos instantâneos da Colômbia que estreia no segundo semestre deste ano e que tem o Pix entre as inspirações. A empresa brasileira atuará em conjunto com a Credibanco, que atua em meios de pagamento.

O sistema colombiano começa a operar em setembro deste ano, e funcionará de modo similar ao Pix: os clientes cadastrarão chaves de transação junto às instituições financeiras, e depois disso, poderão fazer transferências e pagamentos de modo instantâneo, todos os dias, 24h por dia.

Diferente do Pix, porém, o sistema será operado por agentes privados. Um dos cinco agentes será a parceria entre o Credibanco e a Dock. O gerenciamento central será do Banco da República, que é o banco central colombiano.

“O projeto do Bre-B com o Credibanco conecta-se com tudo o que acreditamos na Dock, nosso propósito central é alcançar a inclusão financeira na América Latina”, diz em nota o CEO da Dock, Antonio Soares. “Com o Bre-B, reafirmamos nosso compromisso de democratizar o acesso a serviços financeiros, criando oportunidades de progresso para toda a região.”

“Nossa proposta é a única que nasce 100% na nuvem, projetada especificamente para o Bre-B, o que garante fácil implementação, adoção rápida e inovação em diferentes casos de uso”, afirma o presidente do Credibanco, Ricardo Zambrano.

Para garantir a segurança das transações, as empresas firmaram um acordo com a Feedzai, especializada na prevenção de fraudes através de inteligência artificial. A empresa já atua no Pix brasileiro.