A youtuber Lorena Eltz, de 20 anos, conhecida por divulgar um diário para falar sobre doença de crohn, passou oito anos escondendo a bolsa de colostomia que usa. No entanto, ela tomou coragem e decidiu não só revelar o segredo como também passou a explicar como é conviver com o equipamento.

“Em 2012 eu precisei fazer uma cirurgia por causa da minha doença de crohn e foi nessa data que eu comecei a usar a bolsa de colostomia. Mesmo sabendo que era ela que havia salvado minha vida e me mantido viva, eu negava e fingia que nem existia”, contou a youtuber.

De acordo com Lorena, ela escondia a bolsa por medo de “piadas e constrangimentos” e passou os últimos anos tentando aceitar que aquilo fazia parte do seu corpo.

“Não vou mentir para vocês e dizer que tenho autoestima alta e me aceito 100% porque não sou essa mulher ainda. Autoestima pode estar muito ligada a coragem e vulnerabilidade também e, no dia de hoje, eu escolhi ser quem eu sempre fui, aqui dentro e aqui por fora”, escreveu no primeiro post sobre o assunto.

Após divulgar que convivia com a bolsa há oito anos, Lorena passou a explicar como funciona o equipamento e tirar dúvidas dos seu seguidores. Ela também comentou como se sentiu em 2018, quando internautas nas redes sociais fizeram inúmeras piadas sobre a bolsa de colostomia que o então candidato à Presidência Jair Bolsonaro teve que utilizar temporariamente após a facada que levou.

“Não importa quem esteja usando, acho que essa pessoa merece respeito”, disse Lorena sobre as piadas que viralizaram na época.

https://www.instagram.com/p/CCZO8qcnqho/

Doença de Crohn

Conforme a Associação Brasileira de Colite Ulcerativa e Doença de Crohn (ABCD), a doença de crohn é uma doença inflamatória séria do trato gastrointestinal. Ela afeta predominantemente a parte inferior do intestino delgado e intestino grosso , mas pode afetar qualquer parte do trato gastrointestinal.

“A doença de Crohn habitualmente causa diarréia, cólica abdominal, às vezes febre, e sangramento retal. Também pode ocorrer perda de apetite, e de peso subsequente. Os sintomas podem variar de leve à grave,mas em geral, as pessoas com doença de Crohn podem ter vida ativa e produtiva”, explica o site da ABCD.